Corumbá - Concessões S.A.

Corumbá Concessões
Voltar Socioambiental 10.02.2017 - 9:25

Plantio de mudas do Cerrado para a recuperação de nascente mobiliza a comunidade Indaiá, em Luziânia

Visando à recuperação de uma área de nascente numa propriedade rural da comunidade Indaiá, em Luziânia, foi realizado plantio de 200 mudas de espécies do Cerrado, no dia 05 de dezembro. A ação foi uma iniciativa da Corumbá Concessões, dentro do Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com a Cooperativa Indaiá, com a participação de 30 moradores. A entidade, com 250 cooperados, é a primeira de Luziânia a envolver produtores da Agricultura Familiar.

A atividade foi iniciada com uma aula teórica ao ar livre, próximo ao local do plantio, ministrada pelo técnico agrônomo e presidente da Cooperativa Indaiá, Luciano de Andrade. Segundo ele, o isolamento da área a ser plantada é fundamental para garantir o crescimento das plantas. “O nosso solo contém um ‘banco de sementes’ natural e na medida em que se cerca a área para os animais não entrarem para comer as mudas, as sementes brotam”, explicou. O técnico falou sobre a importância da construção de barraginhas (bacias de contenção de água de chuva) para aumentar a vazão da nascente. “Esse plantio e a barraginha vão funcionar como uma caixa d´água para abastecer o lençol freático”, resumiu.

Segundo a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez Caetano de Castro, que coordena o projeto, “a nascente trabalhada é muito importante e a sua degradação já estava comprometendo o abastecimento de cerca de 20 famílias devido a processos erosivos. Mas, com o plantio das mudas e o isolamento da área, nós vamos conseguir diminuir o impacto de degradação ambiental e acelerar o processo de recuperação da nascente. ” Sobre a questão da sustentabilidade, a analista ambiental observou que a comunidade local já se desenvolve pensando na qualidade ambiental. “Um exemplo é a opção pelo não uso de agrotóxicos na produção, que representa uma resistência ao modelo de agricultura convencional. O nosso programa de educação ambiental reforça essas ações positivas”, disse.

A professora do Instituto Federal de Goiás (IFG), Marizângela de Bortolo, já conhece de perto o trabalho desenvolvido pela cooperativa e elogia o envolvimento da comunidade Indaiá. “Eu estou aqui para acompanhar algo que considero fundamental para que essa comunidade continue se mantendo de forma sustentável. E a Corumbá Concessões veio concretizar um sonho almejado pelos moradores de terem as suas nascentes preservadas. ”

Na opinião de Marizângela, a comunidade Indaiá tem um estilo próprio de vida voltado para a preservação dos recursos naturais e tem consciência de que deve preservar as nascentes para a proteção das famílias e das próximas gerações.

O programa de educação ambiental é um espaço para que as comunidades do entorno do reservatório de Corumbá IV possam aprender, trocar ideias e promover ações de preservação dos recursos naturais. O programa é implementado nos sete municípios de abrangência da usina por meio de cursos, palestras e atividades socioambientais.

 

Dezembro/2015

 

Ana Guaranys – Assessora de Comunicação – Corumbá Concessões

(61) 3462-5237 // comunicacao@corumba4.com.br

© 2020, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.