Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 10.02.2017 - 9:39

Turismo com segurança no reservatório de Corumbá IV

Nesse período de férias escolares, é grande o número de famílias de Brasília, Anápolis, Goiânia e do entorno da usina de Corumbá IV que usufruem da tranquilidade e beleza do lago. Mas antes de viajar, é importante pensar nos cuidados com a segurança no lago, principalmente das crianças. O departamento de Meio Ambiente da Corumbá Concessões, empresa gestora da hidrelétrica localizada em Luziânia (GO), dá algumas orientações e dicas aos frequentadores do reservatório para evitar acidentes e aborrecimentos e possibilitar um lazer tranquilo às famílias.

Ao planejar as férias, os frequentadores da região do reservatório devem antes conhecer o Plano Ambiental de Conservação e Uso do Entorno de Reservatórios Artificiais (Pacuera). Trata-se de um documento aprovado pelo Ibama, que contém, detalhadamente, todas as leis e normas que regem o uso múltiplo do lago, do seu entorno e da sua Área de Preservação Ambiental (APP).

Segundo a analista ambiental Paola Buss, o Pacuera é muito importante para a os moradores vizinhos ao lago – que podem consulta-lo para fazer construções e outras intervenções no entorno -, e também para os turistas. “Nas atividades de lazer, o turista deve ficar atento às normas voltadas para a preservação do meio ambiente. Ele deve, por exemplo, respeitar os animais e as plantas, preservar a tranquilidade do lugar e tratar os moradores da área com cortesia e respeito. Outra recomendação é não acender fogueira na APP, pois um simples descuido pode provocar incêndio na mata”, ressalta.

O Pacuera traz ainda uma recomendação importante em relação à APP. Nessa área é proibido trafegar com veículo motorizado, o que só é permitido nos acessos ao lago. A analista ambiental chama a atenção, também, para a questão do lixo: “O turista deve estar consciente de que o lixo gerado durante o passeio pertence a ele e por isso é sua obrigação descarta-lo corretamente em algum contêiner, de volta para a cidade”.

Sobre a segurança no lago, Paola Buss dá algumas dicas: “Os pais devem se preocupar com a segurança dos seus filhos ao nadarem ou passearem de barco ou jet-skis e, para isso, eles devem ser equipados com coletes salva-vidas ou boias. É importante proteger adultos e crianças com filtro solar e beber muita água para evitar insolação”.

A Corumbá Concessões realiza, com frequência, ações de educação ambiental, por terra e por água, voltadas aos turistas e moradores do entorno do reservatório que frequentam a região do lago. O Pacuera está disponível nas prefeituras dos municípios do entorno do reservatório e pode ser consultado também no site da Corumbá Concessões: www.corumba4.com.br

Janeiro/2016

 

Ana Guaranys – Assessora de Comunicação – Corumbá Concessões

(61) 3462-5237 // comunicacao@corumba4.com.br

© 2020, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.