Corumbá - Concessões S.A.

Corumbá Concessões
Voltar Socioambiental 10.02.2017 - 10:24

Aniversário UHE Corumbá IV – Depoimentos pelos 10 anos de operação da UHE Corumbá IV

Viveiro dá lucro

A usina trouxe muitos benefícios, como o próprio reservatório. Povoado pequeno como o nosso tem pouco acesso a informações e nós tivemos muitos benefícios de vários projetos socioambientais, com acompanhamento de equipes técnicas.  Depois que participei do projeto Viveiro-Escola fiz no meu quintal uma unidade avançada onde tenho uma pequena produção de mudas que uso para revegetar minha área e vender para os vizinhos que querem fazer um plantio. Com isso aumentei a renda familiar.  Rosilene Alves Timóteo – moradora de Corumbá de Goiás

Combate a vetores

A Corumbá tem sido uma grande parceira em ações de combate a vetores em nosso município, proporcionando-nos meios e ideias que têm somado muito com as ações de prevenção de saúde em nossa região. Além disso, outros projetos como o Balde Cheio contribuíram para o desenvolvimento da nossa gente. Parabenizo a empresa por esses dez anos, atuando com qualidade e ajudando no crescimento do nosso povo. (Moisés Pereira de Siqueira – Gerente do Núcleo de Controle de Vetores de Corumbá de Goiás)

Oportunidade de turismo

O lago da usina de Corumbá IV deixou Silvânia mais bonita. Trouxe a oportunidade de turismo, o desenvolvimento, além dos royalties (compensação financeira) que vêm para os cofres do município.  Recentemente, algo nos deixou muito agradecidos: a construção de uma creche na cidade, que foi inaugurada em outubro do ano passado e está funcionando muito bem, para a alegria das mães. Agradecemos de coração todas as parcerias da Corumbá com nosso município e parabenizamos a empresa pelos 10 anos de geração de energia. (José da Silva Faleiro, prefeito de Silvânia)

Escola é referência

Tivemos apoio enorme da empresa nos projetos desenvolvidos na escola urbana Geraldo Napoleão de Souza e, especialmente, na escola rural de Água Branca, que virou modelo para as outras unidades de ensino no programa Agrinho. Inspirada nos projetos oferecidos pela Corumbá, a Crispim iniciou a Feira da Fartura e da Diversidade, que envolve toda a comunidade e já está em sua quinta edição. A escola continua sendo referência em Silvânia, pois os alunos saem de lá para estudar o segundo grau na cidade e se destacam. Tenho um amor muito grande por tudo o que a Corumbá fez no município e parabenizo a direção e a equipe pelos 10 anos da usina. (Hermione Batista Nascimento – ex-secretária de Educação de Silvânia)

Crescimento e desenvolvimento

Ao completar 10 anos de existência, a Corumbá consolida-se como um dos principais fatores de crescimento e desenvolvimento dos municípios da sua área de influência. A empresa vai além da geração de energia, e atua na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. A empresa mantém estreita parceira com a Floresta Nacional de Silvânia (ICMBio), apoiando as ações e atividades promovidas pela Unidade de Conservação, e influenciando a sua gestão, na condição de membro do Conselho Gestor. Parabéns a toda a equipe pelo comprometimento e dedicação, sem o que a empresa não teria percorrido caminhos tão exitosos. (Renato Cézar de Miranda – Coordenador da Flona de Silvânia / ICMBio)

 Parceria que deu certo

“Temos parceria com a Corumbá Concessões desde 2010. Sempre fizemos, juntos, ações ligadas a educação ambiental e a programas de responsabilidade social, com ótimos resultados nesta parceria. É uma união de extrema importância para o sucesso dos nossos programas. Juntos, estamos à frente do Agrinho e do Faeg/Senar em Ação (antigo Campo Saúde) beneficiando milhares de crianças e toda a comunidade dos municípios em que estivemos. Que a parceria entre o Sistema Faeg/Senar e a Corumbá siga forte por mais 10 anos!” (José Mário Schreiner – Pres. do Sistema Faeg/Senar)

 Projeto pioneiro “A Corumbá Concessões contribuiu muito para o desenvolvimento dos municípios banhados pelo reservatório. E quem participou dos projetos que a empresa promoveu, foi beneficiado. A exemplo do Balde Cheio, do qual eu tive o privilégio de ser o primeiro contemplado, e que continua sendo desenvolvido na região de Luziânia, a partir da assimilação do conhecimento na Unidade Demonstrativa. Produtores de leite vizinhos meus assimilaram e colocaram em prática a tecnologia. Esse projeto trouxe prosperidade para muitas famílias e para a minha também. Admiramos muito o trabalho da Corumbá! ”. (Noé Alves Rabelo – professor aposentado e produtor da comunidade Indaiá, Luziânia)

Visão de futuro

“O Balde Cheio trouxe uma mudança muito grande para a minha família e para todos daqui da região que também participaram do projeto e o aprendizado que tivemos vale até hoje. Antes do projeto, nós plantávamos alimentos e tirávamos leite de quatro vacas, que ocupavam pasto de 20 hectares. Entramos no projeto com outras seis vacas, emprestadas, seguimos as orientações dos técnicos com disciplina e persistência e em pouco tempo alcançamos bons resultados: conseguimos comprar um carro zero, um misturador para manipulação de concentrado e resfriador de leite”. (Miraci Gonzaga – professora aposentada e produtora da Comunidade Barro Amarelo, Abadiânia)

Projetos frutificaram

“Eu conheço toda a história da Corumbá aqui na região de Santo Antônio do Descoberto, desde antes do enchimento do lago, e devo dizer que o processo de indenização foi muito difícil para nós, pois tomei as dores de algumas famílias que se achavam injustiçadas. Mais tarde, depois de palestras, informações e explicações de advogados sobre a legislação, as negociações tomaram outro rumo e nós vimos que os moradores desapropriados foram indenizados com justiça. Parabenizo a Corumbá por tudo que tem feito pela nossa comunidade, trazendo desenvolvimento e valorização para a região. Onde a Corumbá Concessões colocou a mão, frutificou”. Paulo Rodrigues de Souza – Pres. da associação Corsar – Santo Antônio do Descoberto)

Produção de mudas

“Eu acompanhei com interesse o antes e o depois da construção da Usina. No tempo em que só tinha o rio Corumbá, a nossa região era muito atrasada. As estradas eram ruins, poucas pessoas tinham carro e o ônibus que fazia o transporte de passageiros passava só uma vez por semana em Santa Rosa. Por isso a maioria dos moradores dependia de carona. Depois da barragem tudo melhorou por aqui, como o poder aquisitivo das pessoas. O lago agregou valor à nossa produção e, se antes não havia demanda para o que a gente produzia, hoje só não ganha mais dinheiro quem não quer. Eu, por exemplo, vendo tudo o que produzo, como galinha, queijo, leite, frutas e milho, bem na porta de casa.

Com a Corumbá aprendemos a produzir mudas e recuperar áreas degradadas e agora já sabemos ajudar outros moradores. Essa consciência ambiental que nós passamos para nossos filhos, eles estão multiplicando. Gostaria de agradecer e destacar a sabedoria do presidente dr. Marconi, que durante esse período fez tanto pela região rural de Santo Antônio”. (José Ricardo da Silva produtor rural de SAD)

Lago para lazer e reserva de água

“A usina e o reservatório de Corumbá foram um marco para a região, tanto para lazer como para reserva de água e geração de energia. Nesses dez anos cresceu o nível de conscientização dos frequentadores do reservatório, pois no início o pessoal depredava, pescava com rede, e hoje está bem melhor do que antes. É ótimo o trabalho da empresa na região. Parabéns pelos 10 anos de operação. ” (Agnaldo José Rodrigues – gerente da Saneago de Silvânia)

Descarte correto do lixo

“Há dez anos construí uma casa na beira do lago, e há dois moro aqui com minha família. Minha família e eu aproveitamos todas as oportunidades para curtir esse paraíso, e sempre que retornamos levamos o lixo para a cidade. Nós tentamos fazer o melhor para deixar a área limpa”. (Pedro Fragoso – Silvânia)

 Encontro com a natureza

“Há dez anos frequento o reservatório e estou comemorando o aniversário junto com a Corumbá, satisfeitíssimo com esse paraíso, onde nós e nossas famílias fazemos com frequência um encontro com a natureza.” (Jomário Figueiredo – morador do entorno)

 

Março/2016

 

Ana Guaranys – Assessora de Comunicação – Corumbá Concessões

(61) 3462-5237 // comunicacao@corumba4.com.br

© 2020, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.