Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 22.10.2019 - 12:28

Coral Vozes de Corumbá apresenta concerto de músicas eruditas

Com um repertório temático de músicas sacras, de autores tradicionais da liturgia, como Mozart, Hendel, Bach e São Thomaz de Aquino, o Coral Vozes de Corumbá, do município Corumbá de Goiás, se apresentou na noite do último sábado, 19 de outubro, sob a regência do maestro Wesley Mariano de Oliveira. O concerto foi realizado na Igreja da Matriz Nossa Senhora da Penha de França, organizado pela Associação em Defesa do Patrimônio Histórico.

A apresentação teve a presença do prefeito Célio Fleury; de representantes do setor cultural e artístico da cidade e da Corumbá Concessões, a analista de meio ambiente Marinez Caetano de Castro. A companhia é gestora da UHE Corumbá IV e há 12 anos presta apoio cultural ao coral.

“Nós, corumbaenses, nos orgulhamos muito por termos o belíssimo coral Vozes de Corumbá, que apoiamos e incentivamos”, disse o prefeito Célio Fleury. Para ele, Corumbá de Goiás respira cultura, citando outros valores, como a centenária Banda 13 de Maio, a Orquestra de Violeiros, a tradicional Cavalhadas, os casarões antigos construídos pelos bandeirantes, além de destaques na literatura, a exemplo dos consagrados escritores José J. Veiga, Benedito Odilon Rocha e Bernardo Élis.

O prefeito ressaltou, também, a importância da Igreja da Matriz, construída em 1733, que foi tombada e restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Célio Fleury agradeceu a presença da representante da Corumbá Concessões, ressaltando o apoio da companhia a diversos eventos culturais e artísticos, além de ações socioambientais que realiza no município.

Segundo a presidente da Associação em Defesa do Patrimônio Histórico, Maria do Carmo Gouveia de Morais, o coral tem grande importância para o município e para a região. “Corumbá de Goiás é uma cidade antiga, com 283 anos, e prima por proteger o seu patrimônio. O coral é cultura pura, está sempre integrando a população e estimulando os mais jovens, principalmente, a dar continuidade a esse trabalho”.

O Vozes de Corumbá existe há 18 anos, e os concertos começaram a ser realizados há 12 anos, conforme explicou a coordenadora do coral, Ana Rute Fleury Curado. Segundo ela, estão programados uma cantata de Natal, no final do ano, e um grande concerto na praça, em 2020, para comemorar os 19 anos de existência do coral.

Marco da Expedição Cruls

O secretário de Educação, Juarez Machado, presente ao concerto, aproveitou a oportunidade para divulgar o evento “Expedição Pico dos Pireneus e o enigma da Cápsula do Tempo”, que vai acontecer em Corumbá de Goiás, em 26 de outubro. O objetivo é reviver a época em que a expedição composta por 22 pesquisadores, liderada pelo engenheiro belga Louis Ferdinand Cruls, passou pela região (Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Abadiânia e outras cidades), em 1892, com a missão de mapear pontos estratégicos do Planalto Central com vistas à escolha da nova capital do Brasil.

Com uma programação variada, às 10:30 cerca de 80 jeepeiros de várias partes do país chegarão à cidade para a Cerimônia no Pico dos Pireneus, quando será enterrada uma cápsula do tempo contendo ata assinada pelos pesquisadores do projeto “Caminhamentos Missão Cruls” e outros documentos. Após o almoço, haverá uma visita à Ponte de Madeira sobre o Rio Corumbá, projetada por João José Campos Curado, membro da expedição, quando será inaugurado o Largo Louis Cruls.

Às 15:30, haverá o desfile de tropa com indumentária da época, no centro histórico da cidade, acompanhado pela Corporação Musical 13 de Maio. Às 16:30, está marcada uma cerimônia no Cine Teatro Esmeralda para apresentação do Projeto Circuito Missão Cruls e homenagem ao embaixador da Bélgica, Patrick Herman. A cerimônia terá abertura pelo Coral Vozes de Corumbá e apresentação da Orquestra de Violeiros. E às 18:30, os participantes irão para a praça onde farão observação astronômica com equipamentos utilizados na época, quando os pontos estratégicos eram mapeados e referenciados pelas estrelas, por meio de telescópio.

Ana Guaranys

Assessoria de Comunicação

Corumbá Concessões

Informações: (61) 3462-5237 / comunicacao@corumba4.com.br

21/10/2018

© 2019, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.