Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 20.05.2020 - 9:31

Corumbá Concessões realiza ações preventivas ao coronavírus no entorno da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV

A Corumbá Concessões S.A., gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, localizada em Luziânia (GO), vai destinar 11.700 itens de proteção contra o coronavírus (Covid-19) a moradores do grupo de risco de comunidades rurais do entorno do reservatório. Parte do material deverá ser entregue nos próximos dias às secretarias de Saúde dos sete municípios de influência da usina para uso dos profissionais de postos de saúde.

Durante as visitas nas comunidades rurais, equipes do Programa de Educação Ambiental (PEA) esclarecem os moradores sobre a doença, os sintomas e as recomendações de proteção e distribuem máscaras a idosos, gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas. A ação está sendo realizada desde o início de maio, nos municípios de Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama e Luziânia. Durante as visitas, os profissionais também orientam sobre medidas de prevenção à dengue. Outra iniciativa é levar aos moradores essas informações em posts, via Whatsapp.

Compromisso socioambiental

Neste momento em que toda a sociedade luta para conter o avanço da Covid-19, para o presidente da Corumbá Concessões, Marcelo Siqueira Mendes, a iniciativa está alinhada com o compromisso socioambiental dos projetos e programas implementados pela companhia. “Ao destinarmos aos postos de Saúde grande parte das doações de material protetivo, como luvas, gorros e máscaras, estamos contribuindo também com as necessidades dos profissionais de saúde no atendimento aos pacientes”, disse o executivo.

A família do professor aposentado Noé Rabelo Meireles, morador da comunidade Pirapitinga, em Luziânia, recebeu a visita dos agentes ambientais na semana passada. “Eu vejo com simpatia a ação da Corumbá. “Nós já ficamos isolados, em tempos normais, por morarmos na área rural, mas as recomendações vieram em boa hora e estão nos ajudando a entender melhor a doença e a nos cuidarmos, sempre que saímos de casa”, avaliou.

Segundo observação das equipes que estão em campo, a maioria das pessoas visitadas está tomando os devidos cuidados preventivos quando precisam sair de casa, usando máscara e álcool em gel, e que não há informação de qualquer morador com sintomas da doença. Até o final de maio, as comunidades de Silvânia, Abadiânia, Alexânia e Corumbá de Goiás receberão as equipes do PEA, respeitando o devido distanciamento social e seguindo as outras recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ana Guaranys

Ascom CCSA17/05/2020

© 2020, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.