Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 04.06.2020 - 8:49

Corumbá Concessões faz parceria com o município de Abadiânia para prevenção da Covid–19

Motoristas que passaram no sábado último, 20 de maio, pela estrada de acesso à área rural e ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, em Abadiânia (GO), receberam material educativo sobre as medidas de prevenção à Covid-19, entre outras orientações ambientais, durante Parada Ecológica realizada pela Corumbá Concessões, em parceria com a prefeitura de Abadiânia e a Polícia Militar Rodoviária de Pirenópolis.

A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA). Além de orientações sobre o coronavírus, os agentes ambientais da companhia distribuíram às pessoas abordadas 300 kits contendo folders e cartilhas sobre a dengue, fauna e ictiofauna, preservação do lago e da sua Área de Preservação Permanente (APP), Informativo UHE Corumbá IV, saco biodegradável para lixo e lixocar. As equipes da secretaria de Meio Ambiente de Abadiânia também distribuíram material informativo.

A Corumbá Concessões atua com a educação ambiental no entorno do reservatório de maneira autônoma seguindo as exigências do Ibama que é o órgão fiscalizador da usina hidrelétrica Corumbá IV. “Quando o município faz uma ação relacionada com os nossos projetos podemos atuar em parceria. Na parada ecológica de Abadiânia e em outros municípios, nós entregamos materiais com conteúdo sobre a proteção do meio ambiente, resíduos sólidos, fauna e flora. Como vivemos um momento de crise na saúde, estamos unindo esforços para colaborar na prevenção da Covid-19”, explicou a analista ambiental da companhia, Marinez de Castro.

Amanda Mazali, bióloga e funcionária da secretaria municipal de Meio Ambiente de Abadiânia, coordenou a equipe que atuou na ação ambiental. Os trabalhos, segundo ela, focaram na sensibilização dos moradores e turistas para evitarem aglomeração de pessoas. “Este é o terceiro fim de semana em que estamos realizando blitz ecológica e hoje observamos que as pessoas estão mais atentas ao uso de medidas protetivas à Covid-19 e outras doenças, ao contrário das duas primeiras ações, quando muitos passavam por aqui sem máscaras”, avaliou.

Paralelamente à atuação na parada ecológica, Amanda Mazali. disse que outra equipe da secretaria de Meio Ambiente, coordenada por Rafael Movil, fez uma vistoria na área do reservatório, onde registrou várias irregularidades em tempo de pandemia da Covid-19. “As equipes encontraram acampamentos na beira do lago e uma balsa lotada com 50 pessoas sem medidas protetivas, o que fere o decreto municipal, que proíbe aglomerações no atual período”, informou. As pessoas abordadas no lago receberam advertência verbal, enquanto os responsáveis pelas embarcações foram notificados, podendo receber multa em caso de reincidência.

O coordenador da Vigilância Sanitária do município, Fernando dos Santos, fez uma avaliação positiva da ação educativa de sábado, que também sensibilizou os moradores e turistas sobre a prevenção da dengue e a destinação correta de lixo. “Essa parceria da Corumbá Concessões com a prefeitura está trazendo bons resultados e nós estamos chamando a atenção daqueles que ainda não estão conscientes da relação entre a questão do lixo, as doenças e o meio ambiente para que não joguem lixo nas margens da rodovia. Nós instalamos containers nas entradas da cidade e do lago, mas muitos ainda não seguem as orientações e passam de carro, não param e jogam os sacos do lado de fora do contêiner, que está ali para isso, e ao longo da estrada”, explicou.

“Essa abordagem aqui na estrada foi muito boa porque bem alertar as pessoas que não estão seguindo as recomendações para evitar o coronavírus. Eu e minha família usamos máscara sempre que saímos de casa e com essa pandemia a gente passou a ter mais cuidado com a higiene usando álcool em gel nas mãos e cuidando mais da casa”. O comentário é do morador da comunidade Três Veredas, José Maria da Silva.

Na opinião de outro morador de Três Veredas, Nival Camilo, esta crise está deixando um aprendizado a todos quanto à prevenção de doenças. No entanto, ele chama a atenção para a questão do lixo: “Nós conseguimos a instalação de um container próximo ao lago, mas ainda tem muita gente que não entende que têm que jogar o lixo dentro e não fora dele”. 

Uma Parada Ecológica foi realizada em 23 de maio, na estrada de acesso aos condomínios e ao lago de Corumbá IV, em Alexânia. Outras abordagens de educação ambiental, também via lago, estão programadas para acontecer até o final de 2020.

Ana Lúcia dos Guaranys

Ascom Corumbá Concessões

01/06/2020

© 2020, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.