Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 11.12.2020 - 11:18

Parada ecológica aborda motoristas na estrada de acesso ao lago Corumbá IV, em Santo Antônio do Descoberto

A Corumbá Concessões realizou no sábado (05/12) uma Parada Ecológica na estrada de acesso ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, na comunidade Lagoinha, em Santo Antônio do Descoberto, com o objetivo de levar aos turistas e moradores da região informações sobre preservação ambiental e sanar dúvidas da comunidade a respeito do que é permitido durante o lazer no lago e sua Área de Preservação Permanente (APP).

A ação, que integra o Programa de Educação Ambiental (PEA), realizada frequentemente nos sete municípios do entorno do reservatório, abordou 160 veículos de turistas da região, de Brasília e Goiânia. A fim de garantir maior efetividade da operação, durante a abordagem foram distribuídos material informativo, saco de lixo e um lixocar.

O fim de ano é marcado como uma época festiva e, por isso, o fluxo na beira do lago aumenta consideravelmente. Os agentes ambientais alertam aos visitantes que não é permitido acender fogueiras, uma vez que oferecem riscos graves para a fauna e flora, além de danificar o processo natural de preservação do solo. Por ser uma área de vegetação natural, estacionar próximo ao lago também é proibido.

As orientações passadas pelos agentes da companhia visam à mudança de comportamentos ambientais por parte das pessoas que frequentam o lago. “Sempre priorizamos as estradas de acesso ao lago para realizar as paradas ecológicas. Lembramos pessoas sobre atitudes responsáveis e o papel de cada um na proteção da natureza. O processo educativo se dá a todo momento, por isso nos preocupamos em promover a reflexão de forma contínua junto aos visitantes do lago Corumbá”, ressaltou a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez Caetano de Castro, que acompanhou a ação.

Durante a parada ecológica, além de abordarem as questões ambientais, os agentes também orientaram e distribuíram materiais educativos para os moradores e visitantes da região sobre os cuidados preventivos para conter a disseminação do coronavírus e sobre a importância dos cuidados com o lixo para evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Descarte irregular de lixo

Durante a ação, na entrada da estrada que dá acesso à comunidade rural Lagoinha, os agentes ambientais foram surpreendidos com moradores fazendo descarte irregular de lixo. Pessoas numa caminhonete retiraram do veículo uma quantidade considerável de lixo, que foi jogado às margens da BR-060.

Os moradores e visitantes da Lagoinha relatam incômodo com a situação de poluição do meio ambiente da região, provocada pelo ser humano. Claudio Gonçalves, morador de Abadiânia, cidade que abrange o reservatório, falou sobre o descarte de lixo irregular visto frequentemente nas redondezas: “Não devemos ter atitudes irresponsáveis assim, acabei de passar na entrada dessa estrada e vi que estão deixando lixo produzido em casa, e digo mais, às vezes jogam até mesmo animais mortos ali. O problema é que um faz e o outro, ao ver que o local está sujo, faz o mesmo”.

Os agentes ambientais da companhia orientam os moradores da região e visitantes a descartarem os seus resíduos num container mais próximo, uma vez que a coleta de lixo não está acontecendo de forma ampliada na região, pela prefeitura.

© 2020, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.