Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 01.02.2021 - 11:40

Em oficina de Educação Ambiental, produtores rurais aprendem a cuidar de suas nascentes, em Santo Antônio do Descoberto e Silvânia

Os moradores das comunidades rurais de Pontezinha, em Santo Antônio do Descoberto, e de Água Branca, em Silvânia, foram capacitados pelo Programa de Educação Ambiental sobre cuidados com a terra e principalmente com as nascentes de suas propriedades. No total foram plantadas 600 mudas do Cerrado, com o objetivo de melhorar as condições ambientais das áreas degradadas em torno de nascentes. 

No curso, a palestrante apresentou aos proprietários os prejuízos da retirada da vegetação e consequentemente, a importância da recuperação das áreas degradadas no entorno de uma nascente. A perda de uma nascente pode gerar não apenas o impacto ambiental, mas também econômico para os moradores que utilizam a água e dependem dela para diversos usos, como o desenvolvimento econômico e o sustento da família. Os cursos de recuperação de nascentes, em Santo Antônio do Descoberto e Silvânia, foram realizados mediante aos protocolos estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscara, de álcool em gel e o distanciamento social. A escolha das comunidades para a realização do curso foi realizada dentro do Diagnóstico Socioambiental. Durante sua aplicação, os agentes ambientais identificam quais propriedades e quais comunidades estão necessitando receber os cursos. As comunidades foram participativas e demonstraram interesse pelo tema. O curso foi dividido em duas etapas, uma parte teórica e participativa para troca de conhecimentos e a outra parte prática, onde os participantes plantaram as mudas no local indicado.

Santo Antônio do Descoberto – Comunidade Pontezinha

A ação de revegetação de áreas degradadas, do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Corumbá Concessões, foi realizada, em Santo Antônio do Descoberto com 10 moradores, que participaram do Curso de Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas, com o tema “A importância da recuperação de nascentes para a qualidade de vida”. Os participantes realizaram em seguida o plantio de 300 mudas, a fim de promover a recuperação de áreas degradadas e das nascentes da Residência da senhora Célia Botelho Braga, na Comunidade Pontezinha. Na ocasião, os moradores aprenderam como cuidar do solo e das nascentes e sobre o impacto das atividades humanas no processo de vida da biodiversidade local.

Silvânia- Comunidade Água Branca

Com o objetivo de reforçar a vegetação e recuperar nascentes, o casal Simeão e Elita, que são produtores rurais da Comunidade Água Branca, solicitaram o apoio da Corumbá Concessões. No total, 15 moradores da região participaram do Curso de Educação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas, que abordou a recuperação, reabilitação, degradação e regeneração de nascentes e solo, além do controle de pragas. O casal Simeão e Elita, que reside na propriedade rural onde foi realizado o curso e o plantio de mudas, utiliza a água de uma nascente para beber e cozinhar. “Nós pedimos a realização dessa ação porque entendemos a importância de cuidar do meio ambiente para não nos faltar recursos naturais no futuro. Agradecemos por terem atendido o nosso pedido, o curso de recuperação de nascentes é muito proveitoso para nós moradores da zona rural, que temos muitas nascentes nos arredores de nossas casas,” relatou Simeão Rodrigues de Paula.

Durante o curso, a participante Luciene Rocha, produtora de leite, de Água Branca, relatou sua experiência com nascentes. “Quando eu vim para cá, em volta da minha casa era tudo preservado, mas fomos limpando para fazer roças, com isso a água das nascentes foram secando, eram 6 nascentes, hoje temos 3, essa água abastece minha casa e os animais, eu não tinha noção de nada e fiquei sem entender o porquê a água de algumas das nascentes havia secado, mas agora entendo. Esse curso é importante para clarear nossas ideias, porque agimos na inocência, e acabamos prejudicando o meio ambiente e nossas vidas”.

A fim de acompanhar o andamento das ações realizadas nas duas comunidades rurais, a equipe de educação ambiental do PEA fará o monitoramento nas propriedades beneficiadas.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.