Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 01.02.2021 - 11:50

2020: Ano de desafios e realizações para a Corumbá Concessões

Ao longo de 2020, a Corumbá Concessões S. A., gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, realizou diversas ações que alavancaram o seu desenvolvimento anual. Diante da crise global advinda da Covid-19, a Companhia ressalta que teve de se adequar aos protocolos impostos pela pandemia e, sobretudo, se adaptar à nova realidade e continuar a execução de seus projetos e programas com eficiência.

“O ano de 2020 foi desafiador para todos nós da Corumbá Concessões. Além de mudar nossa rotina, tivemos colaboradores e familiares que precisaram enfrentar a doença da Covid-19, o que nos trouxe novas reflexões e grandes aprendizados. Apesar de tudo que passamos neste ano, conseguimos seguir trabalhando com excelência e, principalmente, auxiliar toda a comunidade rural em que realizamos diversas ações socioambientais”, disse o economista Marcelo Siqueira Mendes, Diretor-Presidente da Corumbá Concessões.

Realizações

No balanço anual de 2020, se destacam as ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) que são realizadas durante todo o ano, com o objetivo de trabalhar as questões de preservação ambiental com as comunidades dos sete municípios do entorno do reservatório, por meio de ações educativas. Os destaques este ano foram as Paradas Ecológicas e Abordagens Via Lago, realizadas nas estradas de acesso e nas margens do Lago Corumbá IV. Cerca de cinco mil turistas abordados nas duas atividades do PEA receberam, este ano, kits ecológicos e orientações gerais sobre preservação do lago e da sua área de Preservação Permanente (APP). As ações, num total de 24, foram realizadas em todos os municípios do entorno do reservatório.

Outro projeto do PEA que logrou êxito este ano foi o Agenda 21 Escolar 2020, realizado em sete escolas do entorno do reservatório, tendo como tema: Covid-19: Por que devemos cuidar do meio ambiente para evitar novas doenças? O projeto foi realizado dentro das novas exigências de proteção de alunos e professores, que executaram todas as tarefas escolares de suas casas. O conteúdo da Agenda 21 foi trabalhado a partir de agosto e finalizados em novembro, com a entrega de medalhas aos três melhores trabalhos dos alunos de cada escola e de certificados aos professores. Participaram do projeto 817 alunos, que produziram redações e desenhos sobre a temática proposta. A companhia doou a cada instituição um kit de bolas e jogos de mesa para as aulas de esporte.

Quanto às parcerias, destaque para o curso de Educação Ambiental e Geração de Renda: Processamento Artesanal de Milho para moradores da comunidade rural Água Branca, de Silvânia, realizado pelo Senar Goiás. Os 13 participantes certificados aprenderam técnicas de processamento de milho verde e maduro para o preparo artesanal de diversos alimentos podendo, assim, agregar valores à geração de renda do município.

O Projeto Mãos Produtivas – Comércio Institucional de Alimentos, que a Corumbá Concessões implementa desde 2018 em dois municípios: Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama, também trouxe bons resultados este ano. “Com as adequações que fizemos dentro da impossibilidade de realizar as capacitações de forma presencial, os técnicos do Mãos Produtivas deram continuidade às orientações e assistência técnica aos produtores sobre a produção e comercialização de alimentos”, disse a analista ambiental responsável pelo projeto, Marinez Caetano de Castro.

Em Novo Gama, além da produção de hortaliças para venda em escolas do município, alguns produtores se destacaram na atividade pecuária com a produção de leite. Vale ressaltar, no Mãos Produtivas, a realização dos cursos de capacitação para o controle de pragas em pomares, com técnicas para controle biológico; e o curso de piscicultura, com técnicas para a cria e engorda de peixes. Os cursos atenderam às necessidades da Comunidade Rural de Pontezinha, em Santo Antônio do Descoberto.

Comitê de enfrentamento da Covid-19

Alinhado com o compromisso socioambiental dos projetos e programas da Corumbá Concessões e tendo em vista o enfrentamento da pandemia, foi montado o Comitê: Frente Coronavírus.  Este abordou os cuidados preventivos da doença, buscou informações atualizadas sobre a pandemia e elaborou novos protocolos de convivência dentro da empresa. Um Informativo foi enviado aos colaboradores semanalmente com temáticas e pesquisas recentes, visando garantir maior eficácia das ações realizadas pela companhia contra a Covid-19.

No âmbito das comunidades do entorno do Reservatório, a companhia realizou, de forma intensa, ações de auxílio aos municípios na prevenção da Covid-19 a partir da distribuição de material educativo e máscaras aos moradores que integram o grupo de risco nas propriedades rurais. A Corumbá Concessões também doou materiais de proteção para as Secretarias de Saúde dos sete munícipios.

Metas para 2021

“Para 2021, esperamos o aperfeiçoamento e ampliação de nossos projetos sociais, com a realização de eventos de saúde e intensificação da geração de renda nas comunidades. Almejamos, também, a otimização do PEA com diversas atividades que tenham como fim a disseminação da preservação ambiental. Não menos importante, objetivamos melhorias no Programa de Fiscalização com a realização de mais campanhas de fiscalização e instrumentalização da equipe envolvida. Desejo a todos os meus colaboradores, gestores e moradores dos municípios do entorno do reservatório um ano de 2021 com saúde, prosperidade e muitos resultados positivos”, finalizou o presidente da companhia, Marcelo Mendes.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.