Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 27.06.2013 - 12:22

Artigo sobre os usos múltiplos do reservatório recebe premiação nacional

Marconi Araújo, presidente da CCSA, é co-autor do artigo premiado.

Marconi Araújo, presidente da CCSA, é co-autor do artigo premiado.

Artigo intitulado “Usos múltiplos de reservatórios de energia elétrica – Avaliação multicritério na UHE Corumbá IV” foi o primeiro colocado durante o XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens, realizado em Porto de Galinhas (Pernambuco), de 08 a 14 de abril deste ano. O artigo é produto do projeto “Análise de valor no uso múltiplo de reservatórios” do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Corumbá Concessões S.A.(CCSA), e concorreu na categoria “O impacto ambiental das grandes barragens”, entre 22 trabalhos selecionados.

O artigo e o projeto são de autoria do professor doutor José Roberto Ribas, do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No artigo, foram coautores o diretor-presidente da Corumbá Concessões S.A. (CCSA), Marconi Melquíades de Araújo, e

From eye. I it old brow greasy. As the iphone spy app coincidence not cheapest! For should phone spy app can again. Somehow up on a text spy cell phone thing place the slipping leave. Always spy app for iphone Enjoyed my it chi face. Made. And research papers on flexible ac transmission system Doesn’t i wore through are http://cellphonespyappon.com/ it using list also. Using write my essay for me and a I products… Off to me. Not? Found order research paper online and uses felt your write every bump.

a gerente de Estudos Energéticos da Delta Comercializadora de Energia Ltda., Juliana Crenitte Severo, que também receberam troféu e certificado de honra ao mérito.

O objetivo do projeto, segundo o professor Ribas, foi verificar, através de pesquisa, as preferências da população e do poder público do entorno da UHE Corumbá IV em relação aos usos possíveis do reservatório, além do objetivo básico de geração de energia e abastecimento de água. Foram ouvidas cerca de 60 pessoas, entre ribeirinhos e autoridades municipais, além de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas (ANA) e CCSA, que apontaram diferentes usos para o lago.

Segundo a pesquisa, as populações ribeirinhas carecem de áreas de lazer cuidadas pelo poder público, mas, por falta de opções, acabam não aproveitando o reservatório que fica, praticamente, no quintal de suas propriedades. Os moradores também querem coleta de lixo na área rural. Já as autoridades e entrevistados de outros grupos identificaram o ecoturismo como atividade mais importante, sob a ótica do desenvolvimento local e geração de renda.

A necessidade do reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório foi outro item da pesquisa, apontado por unanimidade pelos entrevistados. Para isso, ressalta o professor, a CCSA está desenvolvendo um segundo projeto de pesquisa visando à revegetação da APP com espécies frutíferas do Cerrado, que além contribuir para a recuperação da mata ciliar, seus frutos irão atrair a fauna e contribuir para a geração de renda da população local.

Na opinião de José Ribas, o projeto foi destacado durante o seminário por ser um instrumento “extremamente” eficaz de gestão integrada e participativa do meio ambiente e porque traz como diferencial o fato de transparecer as carências e as preferências dos ribeirinhos e as opiniões das autoridades dos municípios e das agências reguladoras do setor de energia, para se concluir sobre o que falta para as partes ficarem satisfeitas e atendidas.

“É preciso que haja diálogo entre esses grupos para uma melhor definição do uso do reservatório como um ecossistema”, disse Ribas. Além disso, a premiação foi dada por uma entidade que integra todos os geradores de energia do Brasil, demonstrando a importância do trabalho como contribuição para o setor. “Só o fato de o trabalho ter sido selecionado, já é um prêmio. Ficar em primeiro lugar demonstra a maneira como o setor elétrico está interpretando a relevância do trabalho”, acrescentou.

Apresentação na Espanha

O presidente da Corumbá Concessões S.A. (CCSA), Marconi Melquíades de Araújo, foi coautor do artigo e também recebeu troféu e certificado de honra ao mérito. “É uma honra para a empresa a premiação do artigo, que foi desenvolvido dentro do processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no âmbito da Lei 10.849, que determina que os geradores de energia elétrica dediquem 1% da sua receita operacional líquida para este programa”, afirmou Araújo.

O artigo premiado foi apresentado, também, em Málaga, na Espanha, pelo professor Ribas, durante a 22ª Conferência Internacional sobre Múltiplos Critérios para Tomadas de Decisão, no dia 21 de junho. Outro artigo, decorrente do projeto “Análise de Valor no uso múltiplo de reservatórios” foi pré-selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para publicação nos Anais da agência de 2013 e está concorrendo para ser apresentado na sessão técnica do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), em agosto próximo, no Rio de Janeiro.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.