Corumbá - Concessões S.A.

Corumbá Concessões
Voltar Geral 10.01.2019 - 15:58

Mãos Produtivas capacita produtores de Pontezinha

Com foco na assistência técnica para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização institucional (PNAE e PAA), visando à geração de renda, a Corumbá Concessões está implementando, desde junho de 2018, o projeto Mãos Produtivas – Comércio institucional de alimentos na agricultura familiar, na região rural de Santo Antônio do Descoberto. O projeto faz parte do Programa Alternativa Produtiva.

A Associação Corpo, de Pontezinha, principal beneficiada pelo Mãos Produtivas, já recebeu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica), que foi aprovada, por intermédio deste projeto, em condições legais, visando à comercialização de seus produtos para a alimentação escolar de instituições do município, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com a DAP Jurídica e outros documentos necessários para a execução do projeto, os produtores inscritos conseguiram vencer a burocracia para acessar os canais de venda, entre outras barreiras, e estão aptos para começarem a comercializar alimentos através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Os 30 pequenos agricultores inscritos no Mãos Produtivas já iniciaram suas plantações e passaram por várias capacitações, que tratam sobre os seguintes conteúdos: PAA e PNAE, venda institucional, controle biológico de pragas e fungos, poda de plantas, cartilha da agroecologia, coleta e armazenamento de água da chuva, entre outros temas.

Ainda dentro da agenda de capacitações, em julho passado os produtores conheceram as instalações e o funcionamento da Cooperativa do Indaiá (Coopindaiá), de Luziânia, que presta consultoria técnica ao projeto.  O grupo se informou mais sobre os programas de aquisição de alimentos e as ferramentas de alavancagem da vida do produtor na agricultura familiar durante reunião realizada na sede regional da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-DF), em Brasília, no mês de setembro último.

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.