Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 24.03.2017 - 15:04

Ação ambiental em Corumbá de Goiás recupera área de nascente degradada com plantio de mudas do Cerrado

A área do plantio será transformada em parque ecológico; nascente que estava seca há dois anos volta a brotar

Cuidando sozinha de mudas que foram plantadas há um ano, numa área de 2 hectares, para proteger uma nascente que estava secando, dona Rosana da Paixão Leal Campos conseguiu salvar cerca de 70 plantas, de um total de 200. “Eu adotei as mudas, as minhas bebezinhas, aguando uma por uma com água carregada em balde, e hoje elas já cresceram e estão mais independentes”, disse a moradora do assentamento Vila Real III, em Corumbá de Goiás, que participou do plantio de mais 200 mudas nativas do Cerrado, no mesmo local, no último dia 10 de março.

Ação de recuperação de nascentes em Corumbá de Goiás

Ação de recuperação de nascentes em Corumbá de Goiás

A ação de revegetação de áreas degradadas, do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Corumbá Concessões, foi realizada com a participação de moradores do assentamento, estudantes e do secretário municipal de Meio Ambiente, Waldemir Irias Franco (Côca). A área será transformada no Parque Ecológico Municipal, cuja documentação para tanto já foi encaminhada para a instância federal, segundo informou o secretário.

Analista ambiental da CCSA Paola Buss e o secretário de Meio Ambiente de Corumbá de Goiás, Côca, entre agentes ambientais do projeto

“A atividade foi muito boa. Convidamos os 40 participantes para apadrinhar, como voluntários, cinco mudas cada um e uma semana depois do plantio alguns já estão visitando a área para cuidar das mudas”, comentou Côca. Ele ressaltou a importância da parceria da Corumbá Concessões com o município para a transformação do local em área ecológica e, principalmente, para a recuperação e proteção desta área com nascentes.

Segundo ele, a área do plantio vai ser cercada e será colocado um portão para evitar a entrada de animais e o consequente pisoteio das mudas. Ele informou que o município está tomando outra providência para prevenir o esgotamento de recursos hídricos, com a aprovação de uma lei proibindo o plantio de eucalipto próximo às áreas de nascentes. O projeto, segundo ele, já está tramitando na Câmara dos Vereadores.

Dona Rosana Paixão Leal Campos

Dona Rosana Paixão Leal Campos

Animada com os resultados do ano passado, dona Rosana Campos disse que gostou muito deste segundo plantio, que foi coroado com uma chuva, ao final. Ela disse que visita diariamente a área para ver se as mudas estão bem, se não estão jogando lixo no local, e contou que a nascente voltou a brotar no final em janeiro último. “Fiquei muito agradecida ao ver a água minando outra vez e o verde brotando, porque isso está trazendo de volta os pássaros e o ar puro”.  Porém, mais feliz ela disse que ficou ao descobrir, esta semana, que outras duas nascentes brotaram próximo à que fica na área do reflorestamento. “Foi pura emoção, até chorei e me arrepiei. Valeram a pena os nossos esforços”, finalizou.

 

 

Assessoria de Comunicação

Ana Guaranys

Corumbá Concessões

Informações: (61) 3462-5237 / comunicacao@corumba4.com.br

22/03/2017

 

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.