Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado pelo Ibama-DF e parceiros, no Parque da Cidade - Corumbá Concessões S.A.

Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 07.06.2018 - 16:07

Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado pelo Ibama-DF e parceiros, no Parque da Cidade

IMG_0893A apresentação de duas peças de teatro infantil e exposição de viaturas e animais silvestres empalhados marcaram a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, ontem 5 de junho, no Parque Ana Lídia (Parque da Cidade). As atividades foram organizadas pelo Ibama-DF, em parceria com a Corumbá Concessões, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Floresta Nacional de Brasília, Escola Classe 312 Norte e o Teatro A Excêntrica Família Firula.

“A avaliação é muito positiva”, segundo o superintendente do Ibama-DF, coronel reformado José Carlos Casado,IMG_0911 em relação às atividades culturais de ontem, como também da barreira ambiental que o órgão realizou no dia 4, na rodovia Estrutural, onde agentes distribuíram aos motoristas folders educativos alusivos à Semana Nacional do Meio Ambiente.

O presidente da Corumbá, Marcelo Siqueira Mendes, e alguns colaboradores da empresa participaram do evento no Parque da Cidade. “A Corumbá Concessões é gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV e sabe muito bem do valor da água para a geração de energia e para a vida de tudo e de todos. Penso que nós saímos daqui com um pouco mais de entendimento sobre a importância da preservação ambiental. Parabéns ao Ibama, pela organização da Semana do Meio Ambiente! ”, disse Marcelo Mendes.

Teatro consciência

Na manhã de ontem, no Parque Ana Lídia, os artistas da Excêntrica Família Firula, Kika de Moraes Firula e Lucas Ferrari, divertiu crianças da escola Classe 312 e os adultos presentes, com muita música, dança e palhaçada, interagindo com o público. Eles falaram sobre diversas questões ambientais do cotidiano das pessoas, como a economia da água ao tomar banho e escovar os dentes; a importância dos animais e das plantas para o equilíbrio do Planeta; e o Cerrado.IMG_0999

Em seguida, a Polícia Militar Ambiental apresentou o Teatro Lobo Guará, que também arrancou gargalhadas da plateia com a história de crimes ambientais cometidos por um grande empresário e a punição do mesmo. Na peça, que tem como personagem central o lobo-guará, as crianças aprenderam que esse animal é onívoro, ou seja, que se alimenta de tudo (animais e vegetais). O lobo-guará tem a fruta lobeira como sua comida preferida que ajuda na digestão dos alimentos e, com isso, espalha sementes por onde passa. “Ele é predador de pequenos animais e é um grande protetor da nossa cadeia alimentar, mas está começando a desaparecer do Cerrado e faz parte do livro vermelho dos animais em extinção”, explicou o subtenente Batista, que faz o papel do bicho.

Para o administrador do Parque da Cidade, Alexandro Ribeiro, que cedeu o local para o Ibama, “o evento foi muito bonito e contribuiu com o programa Abrace o Parque, lançado recentemente, que tem como uma de suas frentes de atuação a questão do meio ambiente, visando a uma ocupação ordeira e com consciência ecológica. ” Segundo ele, conforme um estudo recente, o parque (com 370 hectares) possui 23 espécies frutíferas, de um total de 2.200 árvores; e 24 espécies de pássaros que habitam ou migram, passando por ali.

Encerramento

Para encerrar a programação da Semana do Meio Ambiente, o Ibama realiza, no dia 9 (sábado), plantio de mudas do Cerrado; soltura de animais silvestres e uma caminhada ecológica na Floresta Nacional de Brasília (Flona-DF), a partir das 8 horas. Segundo o coronel José Carlos Casado, o Ibama está voltado para a educação ambiental junto às crianças, que são as sementes para o futuro. “Se nós deixarmos a degradação como está hoje no mundo, no Centro-Oeste e em Brasília, daqui a pouco não teremos mais o Cerrado. A ideia é que nós tenhamos as crianças como multiplicadoras e desenvolvedoras das ações ambientais”, finalizou.

 

Ana Guaranys

Assessoria de Comunicação / Corumbá Concessões

Informações: (61) 3462-5237 / comunicacao@corumba4.com.br

06/06/2018

 

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.