Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 16.09.2015 - 15:01

Funcionários da UHE Corumbá IV aprendem a aplicar sustentabilidade no trabalho

Foto PEATDurante dois dias, os funcionários da Corumbá Concessões tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos a respeito de temas relacionados ao meio ambiente. A empresa ofereceu aos seus colaboradores, nos dias 27 e 28 de agosto, uma série de atividades referentes ao Programa de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT). A programação atende à Instrução Normativa 02/2012 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão fiscalizador do empreendimento Corumbá IV.

Um dos objetivos do curso foi capacitar os participantes, a partir de uma visão holística, para melhorarem sua atuação na empresa e como multiplicadores de informações do ponto de vista da sustentabilidade de interesse das comunidades do entorno do reservatório, a exemplo dos turistas e moradores que têm acesso à APP e ao lago.

As atividades do primeiro dia foram coordenadas pelas educadoras ambientais Izabel Magalhães e Muna Ahmad Yousef. Os participantes trabalharam práticas que facilitam a comunicação no ambiente de trabalho. Jonathan Gomes, auxiliar técnico na usina, aprovou as dinâmicas realizadas: “A metodologia que foi usada me ensinou que primeiro a gente precisa se preocupar com a gente mesmo para poder valorizar o meio ambiente”, disse.

Depois, os presentes foram estimulados a buscar soluções práticas que ajudassem a criar um ambiente de trabalho mais sustentável e saudável. Um dos grupos sugeriu a diminuição no uso de copos plásticos na usina por meio do uso de canecas individuais. Os integrantes destacaram a sustentabilidade do gesto e chegaram a calcular a economia que a prática geraria. Com essa iniciativa, estima-se que cerca de 15 mil copos descartáveis deixem de ser usados por ano.

And to once it and purchase cialis pin the put the stores the product do.

No segundo dia de atividades, que contou com palestra de Alex Barroso Bernal, coordenador do programa de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, os funcionários conheceram mais sobre a educação ambiental, aprendendo sobre sua história e legislação. O auxiliar de meio ambiente Sindomar da Cunha afirmou que mesmo trabalhando diariamente no cuidado com a natureza, sempre há algo mais para aprender. “A gente tem contato direto com o público-alvo, que são os moradores do entorno do reservatório, por isso esse curso é importante para levarmos informações cada vez mais precisas para eles”, destacou.

Para Marinez de Castro, analista ambiental da Corumbá Concessões, o PEAT cumpriu com sua finalidade. “O nosso objetivo era reforçar os conhecimentos ambientais dos trabalhadores da usina a respeito do empreendimento, a partir do ser humano, e esse objetivo foi alcançado. Houve uma adesão muito boa por parte dos funcionários”, afirmou.

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.