Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 20.10.2017 - 11:27

Grande público marca presença na comemoração dos 243 anos de Silvânia

Centenas de pessoas de Silvânia (GO) e de cidades vizinhas prestigiaram o desfile cívico-militar em comemoração aos 243 anos do município, em 5 de outubro, com a participação da totalidade das escolas e de outras instituições.

Desfile Cívico (Créditos: ASCOM Prefeitura de Silvânia)

Desfile Cívico (Créditos: ASCOM Prefeitura de Silvânia)

Com temas variados, as escolas saíram da praça da Igreja da Matriz, seguindo pela avenida Mário Ferreira até à Praça do Rosário, onde estava o palanque das autoridades, destacando os aspectos culturais, educacionais, religiosos, desportivos, pontos turísticos e do patrimônio histórico e as personalidades que participaram da fundação da cidade, em 1774.

“Silvânia merece esta festa, que organizamos com muito carinho”, disse com entusiasmo o prefeito Zé Faleiro. “Todas as escolas desfilaram e mostraram questões ligadas ao meio ambiente, as riquezas e as potencialidades do município, e retrataram o início de Silvânia com a extração do ouro, e o agronegócio, que é o setor mais forte da economia, hoje. ” O desfile lembrou também, segundo o prefeito, nomes famosos na literatura e nas artes, como o escritor Geraldo Coelho Vaz e os mestres do artesanato Zé Cidadão e Natalino.

Encontro de escritores goianos (ASCOM Prefeitura de Silvânia)

Encontro de escritores goianos (ASCOM Prefeitura de Silvânia)

Zé Faleiro destacou o número de autoridades e representantes de municípios goianos presentes ao desfile que, juntamente com Silvânia, fazem parte do Consórcio Intermunicipal da Estrada de Ferro. “Esse projeto é um sonho nosso que em breve se tornará realidade. Irá aquecer a economia e trazer mais cultura ao município”, disse.

Meio ambiente em destaque

A Corumbá Concessões, gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, esteve presente ao desfile. O reservatório – que banha uma área de 11,25% das terras do município – foi destacado, por meio de banner e faixas, pelas escolas Crispim Marques Moreira, da comunidade rural Água Branca, e Escola Aprendizado Marista Padre Lancísio, a primeira escola ambiental de Goiás.

Segundo o diretor da Marista, irmão Vicente Sosai Falqueto, 110 dos 380 alunos das escolas e os professores, participaram do desfile, destacando o tema Meio Ambiente e Turismo. “Nós apresentamos os pontos turísticos, como a Floresta Nacional de Silvânia (Flona), o lago de Corumbá IV e o rio Piracanjuba, mas também manifestamos nossa preocupação com as nascentes, os rios e com a poluição por agrotóxicos”, disse. Ele acrescentou que a escola desenvolve com os alunos projetos de preservação ambiental, reciclagem de resíduos, produção de adubo orgânico e de polpa de frutas, além de horta orgânica para a merenda escolar da instituição.

A Escola Crispim Marques Moreira desfilou com 30 alunos, mostrou o passado da Estação Ferroviária (1927); o presente (com o projeto de tombamento); e o futuro (com o projeto Vagão Turístico, onde estará inserido outro projeto, o Família e Escola embarcando através da leitura).

 

 

Assessoria de Comunicação

Ana Guaranys

Corumbá Concessões

Informações: (61) 3462-5237 / comunicacao@corumba4.com.br

 

 

 

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.