Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 18.04.2019 - 10:43

Projeto Mãos Produtivas é lançado em Novo Gama

Pequenos agricultores de Novo Gama aderiram ao projeto Mãos Produtivas – Comércio institucional de alimentos na agricultura familiar, uma iniciativa da Corumbá Concessões, que faz parte do Programa Alternativa Produtiva. O projeto foi lançado ontem (4 de abril), na sede da Associação Comunitária Rural Chácaras Paulistas (ACRCP), com a presença da secretária de Educação do município, Maria da Guia Nóbrega Menezes, representantes da Corumbá Concessões, Emater e dos produtores locais. Novo Gama é um dos sete municípios de abrangência da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV.

O Mãos Produtivas tem foco na assistência técnica para a produção de alimentos agroecológicos e comercialização institucional (PNAE e PAA) para a geração de renda na região. O projeto está sendo implementado para os produtores rurais da comunidade Pontezinha, em Santo Antônio do Descoberto. Desde junho de 2018, eles passaram por oito capacitações e já se encontram na fase de comercialização de alguns produtos.

Durante a apresentação do projeto, a analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez Caetano de Castro, falou sobre os objetivos e as etapas que serão trabalhadas com os participantes de Novo Gama. “Os resultados do Mãos Produtivas em Pontezinha estão de acordo com o planejado, a comunidade rural já está plantando para entregar seus produtos. Queremos que os produtores de Novo Gama também consigam ter uma oportunidade para comercializar, de forma institucional, os alimentos que produzem, pois, a venda é um dos maiores entraves no processo”, disse.

Marinez de Castro explicou que as dificuldades para comercializar alimentos começam pela burocracia na obtenção de documentação da entidade que agrega os produtores, que são a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP jurídica) e outros documentos necessários para possibilitar a comercialização institucional, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

O Mãos Produtivas, com duração de um ano, é executado com a consultoria da Cooperativa de produtores de Luziânia, Coopindaiá, que presta toda a assistência jurídica e técnica à entidade participante. Segundo o presidente da Coopindaiá, o técnico agropecuário Luciano Andrade, as capacitações dos produtores de Novo Gama vão incluir, entre outros temas, o cooperativismo; dinâmicas motivacionais para o sucesso de trabalho em grupo; detalhamento do manual de operação do PAA do programa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); além de cursos de produção, acondicionamento, pesagem, transporte e distribuição de produtos.

Na avaliação da secretária de Educação de Novo Gama, Maria da Guia Nóbrega Menezes, “foi muito importante a vinda do Mãos Produtivas para a comunidade Chácaras Paulistas, para os produtores e para a secretaria municipal de Educação, pois, agora, nós teremos a oportunidade de viabilizar a compra de produtos agroecológicos dos agricultores locais. ” Segundo ela, os alimentos para a merenda escolar do município são adquiridos através de uma associação de produtores da agricultura familiar de Luziânia e de alguns produtores de Novo Gama. “Muda muita coisa, com o projeto, como o entusiasmo dos nossos produtores, e vamos ter os olhos voltados para o crescimento deles. Eu vi o interesse da Corumbá Concessões e da Coopindaiá em prestar assistência técnica e jurídica, pois já vi muitos deles perder licitação por falta de documentos”, disse.

“Excelente o projeto, era tudo o que a gente queria e precisava. Eu estou com os olhos brilhando de satisfação e expectativa, pois aqui nós iremos ter o apoio necessário, principalmente para vender e escoar a produção de alimentos em condições legais”, comemorou Nita Oliveira, presidente da ACRCP, que tem cerca de 20 associados.

Ana Guaranys

Assessoria de Comunicação / Corumbá Concessões

Informações: (61) 3462-5237 / comunicacao@corumba4.com.br

04/04/2019

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.