Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 01.10.2018 - 10:36

Saúde Rural proporciona um dia de cuidados com a saúde, lazer e diversão, em Luziânia

IMG_2132Um dia para cuidar da saúde, através de atendimento com profissionais de diversas áreas médicas, como clínica geral, ginecologia, pediatria, nutrição, enfermagem e odontologia, e também para o lazer da família. Esta foi a proposta do Saúde Rural, que a Corumbá Concessões, em parceria com a Coopindaiá e prefeitura de Luziânia, realizou neste sábado, 29 de setembro, das 8 às 15 horas, na sede da cooperativa, na comunidade Indaiá.

O evento, que reuniu cerca de 350 moradores das comunidades Indaiá, Sarandi, Pirapetinga, Rabo de Cavalo, entre outras, foi um “sucesso”, na avaliação do presidente da Coopindaiá, Luciano Andrade, que coordenou os trabalhos. “Pela primeira vez os moradores tiveram a oportunidade de participar de um evento desse porte. Durante todo o dia, além de passarem pelas consultas e exames médicos, os participantes se confraternizaram num ambiente de muito calor humano, carinho, amizade, churrasco e música ao vivo. Foi gratificante ver a alegria estampada no rosto das crianças, que se divertiram muito”, disse. Ele creditou o sucesso do evento à parceria com a Corumbá Concessões.

A analista ambiental da Corumbá Concessões, Marinez de Castro, agradeceu a participação dos parceiros, e falou da importância do evento no sentido de levar saúde e cidadania aos moradores da área rural de Luziânia. “O Saúde Rural atingiu plenamente os objetivos”, avaliou. O evento faz parte do Programa Básico Ambiental (PBA) de Atenção Básica em Saúde, da Corumbá Concessões.IMG_2247

A Coopindaiá tem 450 cooperados da agricultura familiar e comercializa alimentos agroecológicos que contribuem para a saúde no campo. Josiane Meireles Afonso, diretora da Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Luziânia, participou do Saúde Rural e falou da importância da parceria da Coopindaiá com o município, na aquisição de alimentos para a merenda de 76 escolas rurais e urbanas e no projeto Horta Escolar.

O médico clínico geral, Yannes Berno, atende as comunidades rurais de Luziânia, há quatro anos. Ele observa que as dores musculares, diabetes e pressão arterial são as maiores demandas dos pacientes do Indaiá e região, que passam pelo seu atendimento. Mas, o fato de muitas famílias da região trabalharem e consumirem alimentos mais saudáveis e sem agrotóxicos, faz com que elas tenham uma saúde melhor do que a dos moradores da cidade. “Outro fator de saúde é a vida mais tranquila no campo, sem o estresse da correria contra o relógio da área urbana”, comparou.

 IMG_2149“O evento foi maravilhoso”, na avaliação da moradora Divânia Cintra de Borba, que levou os filhos para consultas médicas e para se divertirem. “Ouvi a palestra da nutricionista e aprendi muito sobre a melhor alimentação dos meus filhos. Para ela, o Saúde Rural foi uma grande oportunidade para os amigos se encontrarem para bater um papo e darem um choque no visual, com corte de cabelo e maquiagem. “Eu e muitos amigos amamos esse projeto, que deveria acontecer mais vezes”, sugeriu.

Além das consultas com profissionais da área médica, o evento ofereceu também aos participantes serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame Papanicolau e odontologia; cuidados de beleza, como corte de cabelo e maquiagem; e assistência jurídica. Agentes de saúde fizeram a triagem das pessoas que irão fazer exame de vista e que receberão óculos doados pela Corumbá Concessões. Segundo Luciano Andrade, 156 pessoas receberam atendimento entre todas as especialidades ofertadas.

 

Assessoria de Comunicação

Ana Guaranys

Corumbá Concessões

Informações: (61) 3462-5237 / comunicacao@corumba4.com.br

29/09/2018

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.