Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Notícias 10.02.2017 - 10:41

Tecnologia de celular ajuda a população de Santo Antônio do Descoberto a monitorar os resíduos sólidos

A Secretaria de Meio Ambiente de Santo Antônio do Descoberto (SEMA SAD) encontrou uma solução fácil e ágil para várias questões ambientais na cidade. Graças ao projeto Limpa SAD, lançado no final de maio, os moradores do município podem acionar a fiscalização por meio de um número do Whatsapp para fazer denúncias ou solicitar algum serviço que não esteja sendo executado.

O geógrafo e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB), José Benedito Solano de Castro, secretário de Meio Ambiente e idealizador do projeto explica que esse sistema é muito simples de ser usado pela população. “Basta que o cidadão tire uma foto do local onde ele vê o descarte incorreto de lixo, entulho de construção, animal morto na rua ou algum tipo de poluição e encaminhe a imagem por WhatsApp para o número da Secretaria de Meio Ambiente (veja abaixo) para que seja criada uma ordem de serviço. A Secretaria de Meio Ambiente consegue atualizar um mapa da cidade com as coordenadas (localização geográfica) que ficam gravadas na foto tirada para monitorar e resolver o problema.

O município, segundo o secretário, tem poucos servidores para um excessivo número de demandas na área de serviços ambientais, o que é agravado pela extensão da área urbana e distanciamento das comunidades rurais, que ficam do outro lado da BR-060. “O Limpa SAD vem aproximar essa população e convidá-la a participar dessa política pública de forma fácil, rápida, sem custo e com retorno”, realça.

Solano de Castro informa que dentro de três meses, os resultados serão avaliados para saber quais as demandas foram atendidas e se haverá necessidade de aprimoramento do projeto. “O nosso maior desafio vai ser quando chegarmos à área rural, onde as pessoas não têm tanto conhecimento sobre as novas tecnologias”.

Para que o projeto tenha efetividade, a secretaria vai checar se o caminhão cumpriu ou não o roteiro determinado do serviço de coleta, contando também com informações da população.  O Limpa SAD está repercutindo na região e já está em estudos para ser aplicado pela prefeitura de Luziânia, onde já ganhou nome: Limpa Luz.

Solano ressalta que as primeiras experiências que foram feitas por meio de um aplicativo de celular específico tiveram pouca adesão da população e que o WhatsApp tem se mostrado uma ferramenta mais viável. É possível que o aplicativo tenha mais adesão conforme a população se envolva mais no projeto. (Número do Limpa SAD: 61 98653-6979)

Sinalização da região de Corumbá IV

Outra boa ideia da secretaria de Meio Ambiente de Santo Antônio é valorizar o reservatório de Corumbá IV e as comunidades sedimentadas do entorno, onde moram famílias com mais de 200 anos de história, com a colocação de placas de identificação nas entradas de acesso à área rural, na BR-060, desejando boas-vindas aos visitantes, e educativas proibindo jogar lixo. De um total de 45 placas, 15 foram colocadas em pontos estratégicos nas estradas de acesso ao lago.

“Ocupa Corumbá” é outro conteúdo de placas que faz parte da campanha de valorização da região, destinado aos frequentadores do reservatório e aos próprios moradores do entorno da Área de Preservação Permanente (APP). “Muitos deles não sabem que a região do Corumbá IV – onde temos fazendas e loteamentos no perímetro com reservatório – faz parte de Santo Antônio. Há também aqueles que moram lá e nunca desceram para conhecer o lago”, explicou o secretário.

Parabéns, Solano! São iniciativas assim que os municípios brasileiros precisam para eliminar os problemas de resíduos sólidos.

Se você, morador do entorno do reservatório, tem também uma boa ideia que beneficie as pessoas da sua comunidade ou cidade e o meio ambiente, entre em contato conosco para divulgarmos seu projeto. Contatos: (61) 3462-5237 ou comunicacao@corumbaconcessoes.com.br

Agosto/2016

 

Ana Guaranys – Assessora de Comunicação – Corumbá Concessões

(61) 3462-5237 // comunicacao@corumba4.com.br

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.