Este projeto visa proporcionar à comunidade rural dos municípios do entorno do reservatório reformas ou construção de escolas com infraestrutura adequada para a prática de atividades escolares de ensino pré-escolar, médio e fundamental, de acordo com a necessidade e solicitação de cada município.

Conforme atestado pela direção das escolas construídas ou reformadas, este projeto social tem proporcionado melhor aplicação dos métodos pedagógicos, bem como o aumento da frequência escolar e a consolidação do projeto “Mais Educação”.

Para dar uma destinação ambiental e socialmente adequada às macrófitas aquáticas, a Corumbá Concessões S.A. desenvolveu “O Projeto Aguapés” que fornece apoio técnico e financeiro visando à geração de emprego e renda para uma comunidade rural de Santo Antônio do Descoberto. A comunidade utiliza a macrófita para produzir composto orgânico, que é utilizado também na revegetação de áreas desprovidas de mata ciliar do reservatório da UHE Corumbá IV.

O Projeto Social Campo Saúde é um evento de grande expressão social realizado nas comunidades rurais dos municípios do entorno do reservatório da UHE Corumbá IV, em parceria com o Sistema Faeg/Senar-GO. O atendimento é prestado em unidades volantes pelos profissionais que compõem as equipes de Saúde da Família de cada município e contempla ações de cidadania. Levam à população do campo atendimento de várias especialidades médicas, vacinação de crianças e adultos, emissão de documentos como RG, CPF e carteira de trabalho, cuidados com higiene pessoal, entre outras ações.

O Programa Agrinho é realizado pelo Sistema Faeg/Senar, em parceria com a Corumbá Concessões S.A., com o objetivo de proporcionar as crianças, na fase inicial de sua formação escolar, contato com temas que as auxiliem no desenvolvimento de uma consciência crítica e proativa. Professores são capacitados pelo programa e trabalham, durante todo o ano, com diversos conceitos como meio ambiente, saúde, ética, cidadania e alimentação saudável, abordando os conteúdos propostos de forma transversal às disciplinas obrigatórias e atendendo às necessidades de cada comunidade. Com os temas desenvolvidos, professores e alunos elaboram projetos e trabalhos que concorrem a prêmios no Concurso Agrinho, realizado no final de cada ano.