Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 22.07.2021 - 10:23

Curso de técnicas artesanais de móveis com bambu chega a Três Veredas

A capacitação de 32 horas- aula formou moradores, que construíram bancos, mesas e cadeiras. A expectativa é que os novos artesãos utilizem os ensinamentos para produção de móveis próprios e futuro complemento da renda familiar

—–

Moradores da região de Três Veredas, no município de Abadiânia-GO, receberam durante quatro dias um curso de capacitação para a construção de móveis de bambu. As aulas ocorreram em uma das chácaras da região e formou 8 moradores após 32 horas-aula de curso. De quarta-feira a sábado, eles aprenderam técnicas de corte, manipulação do bambu com o maçarico e diversos tipos de nó, para amarração e construção de mobiliário.

Nas aulas, cada aluno produziu o primeiro móvel. Alguns optaram por fazer mesas, bancos e tamboretes. O morador Antônio Marcos dos Santos participou do curso e construiu a primeira cadeira. “Eu já participei de outros cursos oferecidos na região e acredito que conhecimento é sempre bem vindo. Agora aprendi uma maior quantidade de nós, que abre muitas possibilidades de criação com bambu e também para a venda dos produtos construídos.”

O instrutor do curso, Guaraci Freitas, que faz parte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no estado de Goiás (Senar-GO), trabalha com artesanato há mais de 30 anos. De acordo com ele, o bambu é uma matéria prima barata, durável e que pode ser aproveitada de diversas formas. “Com bambu dá para fazer todos os móveis da casa e o novo artesão pode aproveitar os ensinamentos para obter uma renda extra ou até transformar o artesanato em sustento familiar e ocupação principal.”

Conhecimento

O proprietário da chácara onde o curso foi realizado, José Maria da Silva, acredita que é muito importante buscar novas formas de conhecimento. “Já foram mais de sete cursos aqui, o que é bem proveitoso para atender as demandas de toda a comunidade. Eu mesmo participei de um curso de avicultura e pude aplicar os conhecimentos na minha propriedade”, afirmou.

O curso faz parte das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Corumbá Concessões. Para o analista ambiental, Willem Barbosa, a capacitação auxilia a população na produtividade e incremento de renda. “Além de trazer novos conhecimentos, cursos como esse, impactam positivamente a qualidade social e ambiental das regiões beneficiadas.”

Para receber o certificado de conclusão do curso de produção artesanal de móveis com bambu, cada aluno teve que ter presença em mais de 80% da carga horária e apresentar um desenvolvimento satisfatório.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.