Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Geral 19.10.2021 - 15:18

Projeto Saúde Rural chega à região de Santo Antônio do Descoberto

Aproximadamente 500 moradores da área rural do município participaram de um dia repleto de cuidados com a saúde e diversão para as crianças. Foram realizados atendimentos de ortopedia, clínica geral, optometria, psiquiatria e exames ginecológicos preventivos. Também houve atendimento nutricional, odontológico, além de orientações jurídicas, doação de óculos de grau, corte de cabelo e atividades recreativas para as crianças.

O início do mês de outubro foi marcado por atendimentos de saúde e diversas atividades para a população rural de Santo Antônio do Descoberto. No sábado, 2, aproximadamente 500 moradores da região puderam receber atendimentos em várias especialidades médicas. As equipes estiveram durante todo o dia na área da Unidade de Saúde da Família nº 15 e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa, para o projeto Saúde Rural da Corumbá Concessões. O objetivo da ação foi promover o Programa de Atenção Básica em Saúde para a comunidade rural de Santo Antônio do Descoberto.

Os atendimentos começaram às oito da manhã e seguiram durante todo o dia. Muitos participantes aferiram a pressão, mediram a taxa glicêmica e passaram por consulta com um médico clínico geral. Também foram realizadas consultas nas especialidades de ortopedia, psiquiatria e para as mulheres foram feitos exames ginecológicos preventivos. No evento também houve atendimento odontológico, acompanhamento nutricional e psicológico, além de exames de optometria. Para quem precisava de correção de grau houve doação de óculos. A iniciativa da Corumbá Concessões ofereceu ainda orientações jurídicas e corte de cabelo para a população. Os participantes também puderam colocar em dia vacinas periódicas na unidade de saúde. Os participantes almoçaram no local e, para as crianças, houve muitas brincadeiras durante o dia.

O morador da Comunidade Santa Rosa, José Maria Moura, procurou atendimento de optometria, recebeu a doação dos óculos de grau e cortou o cabelo no Saúde Rural. Segundo ele, eventos assim são muito bons para a região. ”Eu já morei em várias cidades de Goiás e em poucos lugares encontrei um evento como esse. É muito bom, pois aqui é longe da cidade e o acesso é difícil”, afirmou.

Dedicação

A enfermeira Leonice Damasceno coordena as ações de saúde nas comunidades Lagoinha, Pontezinha e Santa Rosa, na área rural de Santo Antônio do Descoberto. Ela, que é de Brasília e se dedica ao atendimento em saúde básica na região há 12 anos, garante que essa parceria com a Corumbá Concessões é fundamental para levar mais opções de saúde à população. “Por ser muito distante da área urbana é muito complicado procurar atendimento ou trazer profissionais de saúde para cá. É uma oportunidade para as pessoas que muitas vezes não podem sair da região e buscar atendimento na cidade”, completou.

O médico Yannis Berno já participou de outras três edições do projeto Saúde Rural, promovidos pela Corumbá Concessões. Para ele, a variedade de opções é o diferencial do projeto. “Você traz para a população um atendimento que eles dificilmente teriam, como psicologia, psiquiatria – ainda mais nesse período pandêmico. E esse atendimento primário pode dar um diagnóstico precoce para que o paciente não venha a procurar o atendimento apenas com algo mais grave.”

De acordo com o presidente da Associação Comunitária de Pontezinha, Ronan Braga, “Eventos assim são muito importantes para a população rural.” Segundo ele, “Por ser uma região um pouco isolada e por vezes até esquecida, há muita necessidade de atendimentos básicos.”

O prefeito de Santo Antônio do Descoberto, Aleandro Caldato, prestigiou a ação e destacou a importância do Saúde Rural. “Eventos assim são fundamentais para a população, principalmente rural. O que faz a diferença é a união entre a iniciativa privada, iniciativa pública e parceiros, para levar uma maior qualidade de vida à população.”

Segundo o Analista Ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, o projeto Saúde Rural é uma forma de proporcionar mais dignidade para as populações rurais que moram nos arredores do Lago Corumbá IV “Em eventos assim podemos ver na prática as necessidades da população e buscamos proporcionar uma melhor qualidade de vida e saúde aos participantes.”

O projeto conta com a parceria da Cooperativa Coopindaiá, com sede em Luziânia-GO, que viabilizou os trabalhos no Saúde Rural.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.