Cavalhadas de Corumbá de Goiás são realizadas após dois anos de paralisação

Em três dias de festa, moradores, turistas, cavaleiros e mascarados se divertiram nas tradicionais encenações entre Mouros e Cristãos. A Corumbá Concessões apoiou o evento e ajudou na modernização das espadas utilizadas pelos cavaleiros

O mês de setembro foi marcado por muita expectativa e festa na cidade de Corumbá de Goiás – GO. Afinal, foram retomadas as tradicionais Cavalhadas da cidade, após dois anos de suspensão. No total, foram três dias de evento, entre 9 e 11 de setembro. As típicas representações teatrais com cavalos, relembrando as lutas da Idade Média entre Mouros e Cristãos voltaram a alegrar a população, que compareceu em peso ao evento. Os corumbaenses mascarados também animaram a festa que, neste ano, registrou recorde entre os moradores inscritos para participarem fantasiados.

O Rei Cristão, Eudes Cardoso, completou 30 anos de Cavalhadas em Corumbá de Goiás em 2022. Segundo ele, os últimos dois anos de paralisação geraram muita expectativa para a retomada da maior festa cultural de Corumbá de Goiás. “Mesmo com 30 anos de experiência nas cavalhadas a gente ainda fica um pouco ansioso. Agora, parados após esses dois anos de pandemia, a expectativa é grande para fazer uma apresentação bonita para o povo corumbaense.”

A Cavalhada de Corumbá de Goiás é realizada há 175 anos. O Rei Mouro, José Quirino Gouveia de Morais, conhecido como Juca, é o mais antigo dos participantes. Ele iniciou em 1980 e ressalta a importância de se manter as tradições e seguir à risca todos os detalhes da festa. “Em Corumbá de Goiás as escolas participam e também vemos muitos jovens interessados nos costumes da festa. É uma alegria. Eu, como mais antigo, vejo com bons olhos e tenho a certeza do futuro e continuidade dessa tradição.”

A Corumbá Concessões, parceira do evento há 18 anos, mais uma vez apoiou a festa e ajudou na modernização das 24 espadas dos cavaleiros Mouros e Cristãos. Elas foram confeccionadas com gravações em alto relevo que detalha a festa de Corumbá de Goiás. O Diretor Presidente da Corumbá Concessões, Marcelo Siqueira Mendes e sua esposa, Mônica Mendes, também estiveram presentes. Durante os três dias de evento, a empresa também distribuiu 250 brindes aos participantes.

Sensibilização

Nos dois primeiros dias de festa, a equipe do Programa de Educação Ambiental esteve na cidade e realizou Paradas Ecológicas. Foram entregues kits ambientais para motoristas e pedestres que acessavam a avenida de acesso ao Cavalhódromo de Corumbá de Goiás. O Analista Ambiental, Willem Barbosa, destacou os benefícios gerados com essa parceria. “O apoio da empresa fortalece várias frentes, desde ações de cuidado com o meio ambiente até o fortalecimento da cultura local. A tradicional festa, paralisada por dois anos, foi um sucesso”, acrescentou.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas da Corumbá Concessões S.A

Posts recentes