Estudantes de escolas públicas dos municípios goianos de Alexânia e Silvânia participaram de capacitações. Houve rodas de conversa, troca de ideias e plantio de mudas nativas do cerrado

            O mês de março foi marcado por capacitações de novos Agentes Ambientais em municípios que cercam o reservatório de Corumbá IV. Estudantes da rede pública de Alexânia e Silvânia receberam a equipe de meio ambiente da Corumbá Concessões, que levou informações pertinentes sobre boas práticas e cuidados com o meio ambiente. Os treinamentos foram oferecidos para alunos do Colégio Estadual Padre Antônio Marcigalha de Olhos D’Água – Alexânia-GO, e do Centro de Ensino em Tempo Integral Professor José Pascoal da Silva, no município de Silvânia-GO.

A ideia é oferecer aos participantes dos cursos um espaço de aprendizado e criar uma atuação proativa em prol do meio ambiente. Durante a capacitação, que teve duração total de oito horas, foram abordados temas ambientais dentro de uma metodologia participativa – com roda de conversa e troca de ideias para entreter os estudantes. A dinâmica foi feita para que eles pudessem apontar os problemas ambientais enfrentados na região e proporem soluções, já que muito dos problemas enfrentados possuem soluções internas, restando apenas ações planejadas e uma mobilização local.

Essa formação também é uma oportunidade para o desenvolvimento de trabalhos em várias frentes, como condição ética, filosófica e ideológica sobre questões ambientais. Eles trabalharam a percepção, gestão e a convivência ambiental a partir da Política Nacional de Meio Ambiente (PNMA), com foco na preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental no contexto do UHE de Corumbá IV e áreas adjacentes. O curso pretende ainda democratizar informações contidas em legislações pertinentes a educação ambiental, recursos hídricos e resíduos sólidos, além de incentivar práticas conscientes de consumo e de desenvolvimento sustentável.

Após etapas teóricas, para o esclarecimento de conceitos, houve ainda uma sensibilização pra estimular o espírito crítico de cada um. A ideia é conscientizar os participantes sobre o real potencial de contribuição para processos de cuidado com o meio ambiente. Ao final do curso, todos os estudantes participaram de um plantio de mudas nativas do cerrado em áreas próximas as escolas. O objetivo é que os novos agentes ambientais possam contribuir eventualmente em atividades do Programa de Educação Ambiental – PEA, bem como a sensibilização da comunidade local. A ideia é formar sujeitos autônomos e comprometidos com a conservação e preservação do meio ambiente nas comunidades onde estão inseridos.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas da Corumbá Concessões S.A

Posts recentes