Os participantes do evento tiveram de um dia voltado para o bem-estar e cuidados com a saúde. Houve consultas com médicos de diversas especialidades, exames preventivos, acompanhamento nutricional, distribuição de medicamentos e doação de óculos de grau. Todos almoçaram no local e para as crianças teve muitas brincadeiras e atividades recreativas
—
O mês de setembro foi marcado por mais uma edição do projeto Saúde Rural. Desta vez, foram os moradores da área rural de Abadiânia-GO que participaram do evento. Eles estiveram durante todo o dia no espaço da igreja evangélica da Comunidade Barro Amarelo, onde foi montada toda a estrutura. Os participantes tiveram um dia repleto de atividades e cuidados com a saúde. Durante o Saúde Rural, os moradores se consultaram com médicos de diversas especialidades, como clínica geral, pediatria, psiquiatria, e também fizeram exames preventivos e testes rápidos. Quem estava com alguma vacina em atraso pôde atualizar o cartão de vacinação, inclusive com as doses para Covid-19. Houve ainda atendimento odontológico para adultos e as crianças receberam orientações sobre higiene bucal. Também teve acompanhamento nutricional, fisioterapia, atendimento psicológico, exames de optometria e doação de óculos de grau. Cerca de 300 pessoas foram atendidas durante todo o sábado.
No Saúde Rural, os participantes também puderam cortar o cabelo e tirar dúvidas sobre aposentadoria rural e assistência social. Houve almoço para os presentes e, para as crianças, recreação, festival de algodão doce, pula-pula e diversas brincadeiras. A Corumbá Concessões, idealizadora do projeto, ainda fez o compromisso de doação de itens de saúde, como oxímetro, medidores de pressão e glicemia, máscaras, luvas e álcool para a secretaria de saúde do município. O prefeito de Abadiânia, José Diniz, também esteve presente no evento. Uma das participantes do Saúde Rural, a lavradora Marli Moreira, foi atendida em várias especialidades. Ela aprovou a festa e ressaltou importância de eventos como esse, já que a população rural de Abadiânia muitas vezes não tem fácil acesso a atendimentos em saúde. “O atendimento foi muito bom. Passei por todos os médicos e agora estou aguardando a confecção dos meus óculos de grau. Só tenho a agradecer por esse dia”, completou.
De acordo com o departamento de meio ambiente da Corumbá Concessões, o projeto Saúde Rural potencializa a qualidade de vida dos moradores da região rural dos municípios que cercam o reservatório de Corumbá IV. Muitas dessas pessoas são carentes e necessitam de atendimentos básicos. Entre os objetivos do Saúde Rural está também levar dignidade e oportunidade às populações rurais dessas regiões. Os atendimentos visam gerar benefícios para a população rural, que muitas vezes não pode se deslocar para a área urbana tão facilmente. A execução do Projeto Saúde Rural no município de Abadiânia faz parte da parceria da Corumbá Concessões com a cooperativa Coopindaiá, com sede em Luziânia-GO.