No encontro – que reuniu representantes de associações de produtores, autoridades e políticos do município – foram estreitados laços entre os participantes e levantadas perspectivas para agricultura familiar na região
—
Associações de produtores rurais, representantes de cooperativas, autoridades e políticos do Novo Gama – GO se reuniram para a Primeira Conferência da Agricultura Familiar do município. O encontro, que ocorreu na Câmara Municipal do Novo Gama no fim do segundo semestre de 2021, serviu para debater temas importantes relacionados ao setor, estreitar relações entre os participantes e levantar perspectivas para a agricultura familiar na região.
Os participantes se reuniram com um olhar atento para articulações de políticas públicas para fomentar as demandas do meio rural. A ideia foi levar a discussão para um espaço aberto e democrático, onde pudessem ser feitas apresentações de estudos, de novos projetos e também explicar a viabilidade e a possibilidade de inserção em programas estaduais e federais, onde pequenos agricultores tenham acesso e consigam incremento de renda.
Durante um dia inteiro foram debatidos temas relevantes para o setor, apresentados projetos que já obtiveram êxito e os participantes puderam adquirir conhecimento, em palestras voltadas para a agricultura familiar. Entre os temas abordados estavam: Crédito fundiário; Programas estaduais e federais para pequenos produtores e agricultores familiares; Produção e distribuição de alimentos, além de Cooperativismo como instrumento para o desenvolvimento da agricultura familiar. Ao final houve uma plenária entre os participantes
O encontro também é mais um dos desdobramentos do projeto Mãos Produtivas, promovido pela Corumbá Concessões, e executado pela Cooperativa Coopindaía, de Luziânia. Para o Analista Ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, o projeto tem conseguido atingir sua finalidade, graças ao empenho dos produtores do Novo Gama. “Essa parceria é essencial. O projeto Mãos Produtivas tem oferece subsídio, suporte, capacitação, assessoria jurídica e administrativa, além de assistência técnica para os produtores rurais. Mas o êxito do projeto é mérito das associações de produtores, que se empenham bastante.”
Mais de 70 pessoas participaram da Primeira Conferência da Agricultura Familiar do Novo Gama, entre representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, Associações de produtores do Novo Gama (Associação Riacho Doce, Associação Rural de Chácaras Paulista, Associação Rural da Agricultura Familiar, Associação, Jarumã e Associação Jacumã), Corumbá Concessões e Vereadores do município.