Pelos próximos seis meses o espaço receberá revitalização e incremento de mudas de árvores frutíferas e ornamentais. Comunidades rural e escolar vão receber novas capacitações com o objetivo de fomentar e fortalecer pequenas produções rurais, que já cultivavam plantas nativas do cerrado.
—
O Viveiro Escola da Comunidade Santa Rosa, na área rural de Santo Antônio do Descoberto-GO, passará a ter novas produções a partir de agora. Uma nova iniciativa da Corumbá Concessões vai revitalizar o viveiro, que produzia plantas nativas do cerrado e, agora, passará a produzir também plantas frutíferas e ornamentais. O projeto social do Viveiro Escola tem como objetivo principal disseminar conhecimentos sobre a construção, a manutenção e a comercialização de plantas.
Durante os próximos seis meses serão realizadas oficinas participativas, expedições de campo e assistência técnica aos alunos e às famílias participantes. A expectativa é de que eles obtenham renda complementar com a comercialização das mudas, além de recuperarem possíveis áreas degradadas. Com a nova capacitação o viveiro deverá seguir gerando ainda mais frutos, tanto do ponto de vista de sustentabilidade ambiental, quando do ponto de vista econômico.
O representante da empresa Terra Viva, Joy Pena, responsável pela execução dos trabalhos no viveiro, afirma que a revitalização abre um grande leque de possibilidades na região. “Em um primeiro momento será feito o plantio e doação de plantas frutíferas com o intuito de a comunidade produzir e vender polpas de fruta. Quanto mais famílias se engajarem no projeto, mais será possível oferecer diversidade, já que os principais consumidores – escolas e condomínios – estão logo ao lado do viveiro.” A ideia também é vender plantas de flores e adubo preparados no viveiro para condomínios e fazendas próximas.
Para essa nova fase, foram doados insumos que viabilizam a produção, como tesoura de poda, enxada, carrinho de mão, tesoura para a coleta de mudas – além de itens de segurança e proteção individual, como botas e luvas. A Corumbá Concessões também ofereceu 30 kits ambientais, com caneca, sacola ecológica e cartilhas sobre preservação do meio ambiente para a comunidade escolar.
Parceria Antiga
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rosa, onde está localizado o Viveiro Escola, foi construída pela Corumbá Concessões em abril de 2011. A empresa, que é parceira e desenvolve diversos projetos na comunidade recebeu uma homenagem dos alunos. Eles prepararam uma maquete da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV e presentearam a empresa, como forma de agradecimento pelos trabalhos e doações realizados ao longo dos anos.
De acordo com o analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, o Viveiro Escola deve perdurar e servir a comunidade por muito tempo, já que o projeto foi implementado para ter continuidade independentemente da gestão escolar que assuma o espaço. Ele ressalta os benefícios para a região. “Alunos, pais e toda a comunidade escolar saem ganhando. As novas formas de atuação do Viveiro Escola devem fortalecer e levar outras possibilidades para o incremento de renda da população rural da região”, afirmou. A diretora da Escola, Sandra Viana, acredita que essa nova fase trará também incentivo e esperança para alunos e pais. “A comunidade é muito carente e esse incremento de renda é fundamental para que eles tenham novas perspectivas e possam melhorar a qualidade de vida. Tudo isso aliado ao processo de educação e sustentabilidade ambiental que o Viveiro Escola pode proporcionar.”