Durante esse trimestre a equipe de meio ambiente esteve em campo nas áreas rurais dos sete municípios que cercam o reservatório. O objetivo é fazer um alerta sobre possíveis fontes contaminantes
—
Periodicamente abordamos em nossos informativos sobre possíveis fontes contaminantes que podem afetar o Lago Corumbá IV. Nos meses de maio e junho a equipe de meio ambiente esteve em campo para levar informações até a população rural que mora em regiões próximas ao reservatório.
Durante a mobilização, os colaboradores da Corumbá Concessões realizaram visitas nos sete municípios que cercam o reservatório para conscientizar as comunidades rurais locais. O foco principal foi passar informações sobre práticas agrícolas, pecuárias, domésticas e industriais que podem comprometer a qualidade da água.
Durante as visitas, a equipe distribuiu materiais informativos e deu detalhes sobre medidas preventivas que podem ser fundamentais. Foi falado sobre o uso de defensivos agrícolas e de produtos antiparasitários na pecuária, práticas que podem resultar na infiltração desses produtos químicos no solo. Com o escoamento, esses produtos podem ser levados para o reservatório, especialmente durante períodos chuvosos.
É preciso que todos, desde agricultores até turistas, adotem práticas conscientes. Isso inclui o cuidado no manejo de pesticidas e herbicidas, É necessário seguir rigorosamente as recomendações de aplicação, além do descarte responsável de resíduos em locais apropriados. A preferência por produtos biodegradáveis também é uma medida simples, mas eficaz, para proteger nossa fonte de água vital. Essas ações preventivas são essenciais para garantir a qualidade da água e a biodiversidade no Lago Corumbá IV.