Corumbá - Concessões S.A.

Informações Técnicas

A UHE Corumbá IV está localizada no rio Corumbá, em seu trecho superior, nas coordenadas geográficas 16º 19’ 22’’ sul e 48º 11’ 15’’ oeste, município de Luziânia, Goiás. O rio Corumbá é afluente pela margem direita do rio Paranaíba e faz parte do sistema de reservatórios da bacia hidrográfica do rio Paraná.

  • Reservatório: o lago da UHE Corumbá IV ocupa aproximadamente 173 km² de área com uma capacidade de 3,8 trilhões de litros d’água.

DSCN4117

  • Barragem de terra: formada principalmente de terra e argila, a barragem do lago da UHE Corumbá IV tem comprimento total de 1.290 metros e altura máxima de 76 metros. A largura da barragem chega aos 400 metros na base e aos 10 metros no topo.  

barragem de terra

  • Vertedouro: utilizado para controlar o nível da água do reservatório, o vertedouro da UHE Corumbá IV possui três comportas metálicas com movimentos hidráulicos. Tem capacidade de verter mais de 2 milhões de litros de água por segundo. Todo o volume de água excedente do reservatório é conduzido por uma rampa de 420 metros, retornando ao curso original do rio Corumbá, à jusante da Usina. 

Empreendimento1

  • Tomada d’água: estrutura em concreto por onde a água do reservatório é direcionada às turbinas da Usina. 

 TOMADA D'ÁGUA 1

  • Casa de Força: Local onde estão instaladas as duas unidades geradoras (compostas por turbinas e geradores) com potência instalada de 129,6 MW. A água do reservatório é direcionada para a Casa de Força e a velocidade desta locomoção movimenta a turbina que, acoplada ao gerador, produz a energia.

 

  • Subestação: Conjunto de equipamentos elétricos de alta tensão que tem por função interligar a energia produzida pelas unidades geradoras na Casa de Força com as linhas de transmissão.  

 SUBESTAÇÃO 2

  • Linha de transmissão 138 kv UHE Corumbá IV – Subestação (SE) Santa Maria: Conjunto de 120 torres e condutores que transportam a energia gerada na UHE Corumbá IV para a subestação de Santa Maria, no Distrito Federal. A energia é distribuída pela Companhia Energética de Brasília (CEB). Atualmente a UHE Corumbá IV abastece cerca de 15% da demanda energética do DF.

LINHA TRANSMISSÃO 138KV

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.