Corumbá - Concessões S.A.

Visão Geral

A USINA HIDRELÉTRICA CORUMBÁ IV – projeto realizado e gerenciado pela Corumbá Concessões S/A – foi inaugurada em 04 de abril de 2006. Possui capacidade instalada de 129,6 Megawatts (MW) médios, potencial que garante energia para cerca de 250 mil habitantes do Distrito Federal (DF).

O empreendimento está localizado no rio Corumbá, próximo ao município de Luziânia (GO). O reservatório tem uma extensão de 173 km² e ocupa as áreas dos municípios de Luziânia, Alexânia, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Silvânia, Santo Antônio do Descoberto e Novo Gama. O reservatório de Corumbá IV possui mais de 9.000 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) e tem 783,7 km de perímetro.

O reservatório da UHE Corumbá IV é de uso múltiplo, podendo ser aproveitado para várias atividades, dentre elas, o turismo e o fornecimento de água para consumo humano.

Para a construção da usina foram investidos R$ 600 milhões em cinco anos de trabalho, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos e mais 4 mil indiretos durante as etapas da obra.

Em abril de 2012, a Corumbá Concessões recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a renovação da Licença de Operação (LO) por mais seis anos. Esta renovação esteve condicionada ao cumprimento das ações socioambientais previstas nos programas ambientais e também dos projetos sociais, desenvolvidos por iniciativa da empresa, dentro do Programa Energia com Responsabilidade Socioambiental, que estão sendo realizados com sucesso.

© 2017, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.