Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 15.07.2021 - 15:11

Corumbá Concessões apresenta resultados do Programa de Educação Ambiental

Companhia divulga os números das ações realizadas nos municípios do entorno do reservatório de Corumbá IV no período de março a junho de 2021

Os resultados das atividades realizadas de março a junho deste ano pelo Programa de Educação Ambiental (PEA), da Corumbá Concessões, nos sete municípios do entorno do reservatório de Corumbá IV (Luziânia, Alexânia, Abadiânia, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Silvânia e Corumbá de Goiás) foram compensadores, na avaliação da companhia, em especial devido ao grande envolvimento de comunidades e de escolas. Entre as ações socioambientais, com o objetivo de atuar no desenvolvimento de turismo sustentável na área rural, a companhia destaca sete Paradas Ecológicas realizadas durante o período nas estradas de acesso ao lago.

Essas ações visam sensibilizar moradores e turistas sobre o uso e lazer consciente da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório de Corumbá IV, e orientar sobre saúde pública, como a prevenção da Covid-19 e da Dengue. Durante as abordagens realizadas de março a junho, os agentes distribuíram kits ecológicos contendo: Cartilhas sobre o Cerrado, preservação da APP, alertas de segurança durante a pandemia e prevenção de queimadas na mata; saco de lixo, lixocar e máscara descartável.

Das Paradas Ecológicas, duas foram realizadas em Alexânia e Abadiânia por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente, nos dias 4 e 5/junho, em parceria com as prefeituras e Patrulhas Ambientais da Polícia Militar dos municípios, quando houve, também, a distribuição de mudas nativas do Cerrado aos motoristas que passaram pelas barreiras.

As atividades foco de março foram mobilizações sociais feitas pelo PEA para os cursos online de formação de agentes ambientais nos municípios de Silvânia e Luziânia.  A equipe organizadora cadastrou estudantes interessados em participar da atividade, das escolas estaduais José Pascoal da Silva (Silvânia) e Antônio Valdir Roriz (Luziânia) e encaminhou o convite às prefeituras e secretarias de Meio Ambiente e de Educação dos dois municípios. Os estudantes elaboraram projetos de meio ambiente focados em sua vivência comunitária, e o melhor projeto foi premiado com um celular.

Agenda 21 Escolar

As ações do projeto Agenda 21 Escolar fazem parte da educação continuada, desenvolvida desde o início de operação da UHE Corumbá IV, e foram outro destaque do PEA em abril. Reuniões online foram realizadas com 108 professores, além de 445 oficinas para estudantes, em sete escolas dos municípios do entorno do reservatório. O objetivo foi trabalhar com a comunidade escolar a importância dos cuidados com o planeta, as plantas, os animais e os recursos hídricos. Nas reuniões foi apresentada a programação e o cronograma das atividades de trabalho para 2021.

No dia seguinte a cada palestra, os agentes ambientais do projeto entregaram nas escolas o material pedagógico para os professores desenvolverem com seus alunos trabalhos sobre a temática ambiental, contendo: Cartilhas Cerrado, Agenda 21 e a História do lixo; kits de brindes para docentes e crianças (caneta, estojo, ecobag e caneca) e um exemplar do Informativo UHE Corumbá IV. Como as escolas estavam fechadas para aulas presenciais devido à pandemia do coronavírus, o material do projeto está sendo desenvolvido com o apoio dos pais e supervisão online dos professores.

Sensibilização ambiental

Durante o mês de maio, as equipes do PEA realizaram 123 visitas de sensibilização ambiental a propriedades rurais dos municípios do entorno do reservatório, com o objetivo de repassar às famílias informações corretas a respeito do uso e descarte das embalagens de agrotóxicos para evitar a contaminação da água, do solo e dos alimentos. Durante as visitas, os agentes focaram as orientações no uso de equipamentos de proteção individual (EPI`s) e explicaram sobre a necessidade de os produtores usarem um depósito para acondicionar as embalagens vazias de agrotóxicos e fazerem o descarte correto em locais especializados, respeitando a logística reversa do produto.

Segundo informou o analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, que coordena as atividades do PEA, as escolas entregarão, em agosto próximo, os trabalhos da Agenda 21 para avaliação da equipe organizadora. “Em outubro faremos a entrega de brindes aos três primeiros trabalhos de alunos (desenhos, redações e vídeos) e dos melhores projetos desenvolvidos em cada escola participante”, disse.

“Foram muito produtivas as ações do PEA no período de março a junho. Levamos educação ambiental de qualidade para moradores e turistas frequentadores do lago de Corumbá IV, nas paradas ecológicas, e para professores e estudantes, através da Agenda 21 Escolar. Ressaltamos que essas atividades visam potencializar impactos socioambientais positivos e melhorar a qualidade ambiental e de vida da população”, finalizou Willem Barbosa.

Ana Lúcia dos Guaranys

Assessoria de Comunicação da Corumbá Concessões

07/07/2021

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.