Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 22.07.2021 - 9:11

Preservação e Responsabilidade a caminho do Lago Corumbá IV

150 kits ecológicos com material educativo e informações sobre conservação do meio ambiente foram entregues a quem acessava o reservatório por Santo Antônio do Descoberto no fim de semana

A equipe da Corumbá Concessões esteve em campo na região de Santo Antônio do Descoberto para mais uma Parada Ecológica. A atividade ocorreu nesse fim de semana na estrada que dá acesso a Comunidade Lagoinha. Uma blitz foi montada e moradores, proprietários e visitantes que seguiam para o reservatório de Corumbá IV receberam orientações da equipe ambiental.  Na abordagem, o grupo entregou materiais educativos com informações sobre preservação do meio ambiente, cuidados com a Área de Preservação Permanente (APP), sacos de lixo – para o descarte correto de resíduos sólidos, folders sobre a fauna e a flora locais, orientações sobre turismo e lazer com responsabilidade, além de uma cartilha com informações sobre o combate a Covid-19 e máscaras descartáveis. No total, 150 kits ecológicos foram distribuídos.

A Parada Ecológica faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), que possui uma frequente rotina de ações para sensibilizar a comunidade sobre a preservação nos arredores do Lago. De acordo com o Analista de Meio Ambiente da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, “essa conscientização da população que frequenta as margens do reservatório é fundamental para potencializar os impactos socioambientais positivos e preservar a APP, já que o cuidado com a natureza é responsabilidade de todos”.

Preservação

Dentre as mais de 200 pessoas abordadas pela equipe ambiental estava Lucely Ferreira, proprietária de uma chácara na região. Ela afirma que ações desse tipo são muito importantes para que as pessoas mantenham os cuidados com a natureza. “É uma questão de educação e responsabilidade. Quem tem terreno na região já optou por estar próximo do meio ambiente e tem que zelar pelo bem de todos.”

O proprietário Isaac Reis parabenizou a ação e alertou para a grande quantidade de lixo que é jogado nas margens da estrada. “Iniciativas como essa são muito necessárias nesta região. A gente anda pela estrada e notamos latas, garrafas pet e lixo jogado por todo lado. São itens que a natureza vai demorar vários anos para degradar e é preciso tomar providências para diminuir o impacto ao meio ambiente”, afirmou.

Para a analista ambiental da Radar Brasil, Juliana Marques, que coordenou a Parada Ecológica em Santo Antônio do Descoberto, cada blitz tem uma forma diferente de abordagem. “Todo acesso ao reservatório possui particularidades e as ações de sensibilização são direcionadas. Como não há uma efetiva coleta seletiva de lixo na região, é preciso reforçar ainda mais sobre o adequado descarte de resíduos sólidos.”

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.