Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 26.08.2021 - 16:41

Corumbá Concessões reforça fiscalização com drones no Lago Corumbá IV

Os equipamentos permitem que as equipes de campo ampliem a área de atuação e consigam agir de forma mais rápida em locais de difícil acesso e registrar com exatidão possíveis danos causados na Área de Preservação Permanente

As equipes de campo da Corumbá Concessões contam agora com quatro drones para a fiscalização de irregularidades no Lago de Corumbá IV. Na segunda quinzena de agosto, as quatro equipes de campo passaram pelo primeiro treinamento para a utilização dos novos equipamentos. Os funcionários receberam instruções sobre como funciona um drone, qual a legislação referente ao equipamento, como levantar voo e como fazer fotos e vídeos em locais de difícil acesso.

Os equipamentos estarão disponíveis para que os fiscais consigam visualizar áreas que antes seriam inacessíveis a pé ou com as embarcações. O objetivo do investimento nessa tecnologia é melhorar o atendimento de ocorrências nas margens do reservatório, coibir invasões e possíveis danos ao meio ambiente. Cada drone  possui bateria com autonomia de voo de 30 minutos e pode cobrir uma área de 40 hectares. Se for necessário voar por mais tempo, os fiscais também tem suporte para carregamento de bateria dentro dos barcos.

Além do treinamento, todos os fiscais foram cadastrados junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que regula operações civis com aeronaves não tripuladas. Os fiscais ainda devem passar por outros treinamentos nas próximas semanas, para aperfeiçoamento e o domínio completo da nova ferramenta. A ideia é que após as rondas diárias no reservatório, as equipes voltem para a base – na Usina Hidrelétrica de Corumbá IV – e descarreguem os dados obtidos em campo. As informações ficarão disponíveis para a área de meio ambiente da concessionária e também para o IBAMA.

De acordo com o analista ambiental da Corumbá Concessões, João Victor Guedes, com os novos equipamentos é possível ter uma maior precisão nas ocorrências registradas, bem como dos danos causados na Área de Preservação Permanente. “Antes com fotos simples não tínhamos a real dimensão em algumas ocorrências no lago. Agora, com os drones, teremos rapidamente fotos e vídeos feitos do alto, dando o tamanho exato da área atingida, assim como o impacto causado ao meio ambiente”.

No total, o lago de Corumbá IV possui 173 km² de extensão. A expectativa da Corumbá Concessões é de que nós próximos meses outras três equipes de fiscalização sejam contratadas para reforçar o patrulhamento no reservatório.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.