Corumbá - Concessões S.A.

Voltar Ambiental 22.10.2021 - 11:05

Programa de Educação Ambiental do trabalhador capacita colaboradores da Corumbá Concessões

Em dois dias de muito aprendizado houve um aprimoramento da fiscalização no lago com a utilização de drones e uma palestra sobre Gestão de Crises Hídricas

O Programa de Educação Ambiental do Trabalhador (PEAT) promoveu uma capacitação para utilização de Drones entre os fiscais de bacia, que atuam no Lago Corumbá IV. Em um dia repleto de aprendizados, os instrutores Antonio Fragassi e Lucas da Silva deram informações sobre os princípios do aerolevantamento, melhores formas de captação e armazenamento de imagens em ocorrências de campo, além de um treinamento com prática de voo. A capacitação, que ocorreu nas instalações da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, começou às nove horas da manhã e se estendeu até às cinco da tarde.

Os fiscais, que já haviam passado pelo curso básico para a utilização da tecnologia e pelo cadastramento junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), agora puderam ter um conhecimento mais detalhado sobre o uso específico do equipamento e contato com técnicas para o aprimoramento da fiscalização e registro de ocorrências no lago e na Área de Preservação Permanente (APP). Para o técnico de manutenção civil da Corumbá Concessões, Sindomar da Cunha, o uso da tecnologia e o curso de capacitação são muito importantes para a melhoria do trabalho. “Isso vai nos ajudar bastante em ocorrências em locais de difícil acesso. Com o drone, o fiscal consegue ter uma visão global da Área de Preservação Permanente (APP), o que otimiza o trabalho no lago.”

            O fiscal de bacia hidrográfica, Jean Pereira, realiza o trabalho no Lago Corumbá IV há 15 anos. Segundo ele, a capacitação ajudou a ter um maior domínio das ferramentas e também a dar maior velocidade nas ações de fiscalização. “Melhora muito nosso trabalho. Com o drone e as técnicas aprendidas no curso, a gente vai conseguir aumentar o número de fiscalizações e dar um maior fluxo ao trabalho. O que se faz a pé em uma semana, com o drone diminuirá para aproximadamente dois dias”, completou.

Meio Ambiente

Em outro dia de aprendizado, o Programa de Educação Ambiental do Trabalhador reuniu virtualmente todos os colaboradores para um curso sobre Princípios de Gestão de Crises Hídricas, ministrado pelo instrutor Dr. Luiz Felippe Salemi. Os funcionários participaram da aula por oito horas, onde foram abordados temas sensíveis sobre meio ambiente e gestão da água, de olho no atual momento de escassez hídrica do país.

Foram abordados temas relevantes como hidrologia, uso correto da água, detalhes sobre as bacias hidrográficas, tratamento de água e esgoto, além do entendimento sobre os reservatórios artificiais. Durante a apresentação do professor Salemi, também foram discutidas ações práticas sobre os múltiplos usos da água e estratégias para uma melhor utilização nos meios rural e urbano. O Diretor-Presidente da Corumbá Concessões, Marcelo Siqueira Mendes, que também participou do PEAT, também fez uso da palavra e apontou detalhes importantes sobre a utilização de recursos naturais e a atual situação hídrica que vivemos.            

Para o Analista Ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, as instruções oferecidas nos eventos do PEAT são de grande importância para os colaboradores. “Essa capacitação contínua faz a diferença para a equipe. Buscamos sempre o aperfeiçoamento e aprendizagem de todos os funcionários, tanto na fiscalização no Lago Corumbá IV quanto na sede da concessionária”, afirmou.

© 2021, Corumbá Concessões S.A. Todos os direitos reservados.