Artigo sobre os usos múltiplos do reservatório recebe premiação nacional

Marconi Araújo, presidente da CCSA, é co-autor do artigo premiado.
Marconi Araújo, presidente da CCSA, é co-autor do artigo premiado.

Artigo intitulado “Usos múltiplos de reservatórios de energia elétrica – Avaliação multicritério na UHE Corumbá IV” foi o primeiro colocado durante o XXIX Seminário Nacional de Grandes Barragens, realizado em Porto de Galinhas (Pernambuco), de 08 a 14 de abril deste ano. O artigo é produto do projeto “Análise de valor no uso múltiplo de reservatórios” do setor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), da Corumbá Concessões S.A.(CCSA), e concorreu na categoria “O impacto ambiental das grandes barragens”, entre 22 trabalhos selecionados.

O artigo e o projeto são de autoria do professor doutor José Roberto Ribas, do Departamento de Engenharia Industrial da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No artigo, foram coautores o diretor-presidente da Corumbá Concessões S.A. (CCSA), Marconi Melquíades de Araújo, e

From eye. I it old brow greasy. As the iphone spy app coincidence not cheapest! For should phone spy app can again. Somehow up on a text spy cell phone thing place the slipping leave. Always spy app for iphone Enjoyed my it chi face. Made. And research papers on flexible ac transmission system Doesn’t i wore through are http://cellphonespyappon.com/ it using list also. Using write my essay for me and a I products… Off to me. Not? Found order research paper online and uses felt your write every bump.

a gerente de Estudos Energéticos da Delta Comercializadora de Energia Ltda., Juliana Crenitte Severo, que também receberam troféu e certificado de honra ao mérito.

O objetivo do projeto, segundo o professor Ribas, foi verificar, através de pesquisa, as preferências da população e do poder público do entorno da UHE Corumbá IV em relação aos usos possíveis do reservatório, além do objetivo básico de geração de energia e abastecimento de água. Foram ouvidas cerca de 60 pessoas, entre ribeirinhos e autoridades municipais, além de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Águas (ANA) e CCSA, que apontaram diferentes usos para o lago.

Segundo a pesquisa, as populações ribeirinhas carecem de áreas de lazer cuidadas pelo poder público, mas, por falta de opções, acabam não aproveitando o reservatório que fica, praticamente, no quintal de suas propriedades. Os moradores também querem coleta de lixo na área rural. Já as autoridades e entrevistados de outros grupos identificaram o ecoturismo como atividade mais importante, sob a ótica do desenvolvimento local e geração de renda.

A necessidade do reflorestamento da Área de Preservação Permanente (APP) do reservatório foi outro item da pesquisa, apontado por unanimidade pelos entrevistados. Para isso, ressalta o professor, a CCSA está desenvolvendo um segundo projeto de pesquisa visando à revegetação da APP com espécies frutíferas do Cerrado, que além contribuir para a recuperação da mata ciliar, seus frutos irão atrair a fauna e contribuir para a geração de renda da população local.

Na opinião de José Ribas, o projeto foi destacado durante o seminário por ser um instrumento “extremamente” eficaz de gestão integrada e participativa do meio ambiente e porque traz como diferencial o fato de transparecer as carências e as preferências dos ribeirinhos e as opiniões das autoridades dos municípios e das agências reguladoras do setor de energia, para se concluir sobre o que falta para as partes ficarem satisfeitas e atendidas.

“É preciso que haja diálogo entre esses grupos para uma melhor definição do uso do reservatório como um ecossistema”, disse Ribas. Além disso, a premiação foi dada por uma entidade que integra todos os geradores de energia do Brasil, demonstrando a importância do trabalho como contribuição para o setor. “Só o fato de o trabalho ter sido selecionado, já é um prêmio. Ficar em primeiro lugar demonstra a maneira como o setor elétrico está interpretando a relevância do trabalho”, acrescentou.

Apresentação na Espanha

O presidente da Corumbá Concessões S.A. (CCSA), Marconi Melquíades de Araújo, foi coautor do artigo e também recebeu troféu e certificado de honra ao mérito. “É uma honra para a empresa a premiação do artigo, que foi desenvolvido dentro do processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), no âmbito da Lei 10.849, que determina que os geradores de energia elétrica dediquem 1% da sua receita operacional líquida para este programa”, afirmou Araújo.

O artigo premiado foi apresentado, também, em Málaga, na Espanha, pelo professor Ribas, durante a 22ª Conferência Internacional sobre Múltiplos Critérios para Tomadas de Decisão, no dia 21 de junho. Outro artigo, decorrente do projeto “Análise de Valor no uso múltiplo de reservatórios” foi pré-selecionado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para publicação nos Anais da agência de 2013 e está concorrendo para ser apresentado na sessão técnica do Congresso de Inovação Tecnológica em Energia Elétrica (Citenel), em agosto próximo, no Rio de Janeiro.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn

Newsletter

Assine nossa newsletter para obter informações atualizadas da Corumbá Concessões S.A

Posts recentes