Uma ação conjunta entre órgãos municipais e Corumbá Concessões, distribuiu folders educativos sobre preservação da fauna e flora, repassou informações sobre o descarte correto de resíduos sólidos e sobre a proibição de pesca no período de Piracema. Foram doadas mudas de ipê para a recuperação de áreas degradadas
—
Uma ação conjunta, que reuniu Secretaria Municipal do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Corumbá Concessões, Divisão de Trânsito e Guarda Civil Municipal de Luziânia levou informações para quem seguia para o Lago Corumbá IV. Uma Blitz foi montada em um dos acessos ao reservatório, na GO-010, e quem passava pelo local foi abordado.
Durante a ação, realizada no último fim de semana de janeiro, foram distribuídos folders educativos sobre preservação da fauna e flora, informações sobre o descarte correto de resíduos sólidos e informações sobre a proibição de pesca no período de Piracema, que vai até 28 de fevereiro. Quem foi abordado também recebeu mudas de Ipê Roxo, espécie que pode ser utilizada para recuperação de áreas degradadas ou como ornamentação em terrenos próximos ao lago. No total, 300 mudas foram distribuídas.
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Luziânia, Daniel Rodrigues, participou da ação e destacou a importância de ações educativa. “Principalmente nesta época de Piracema é importante a conscientização e repasse de informações sobre o defeso dos peixes. Muitas vezes o desrespeito ocorre pela falta de orientações e é isso que queremos combater.”
A Secretaria de Meio Ambiente também divulgou o número do Disque Denúncia, para quem flagrar pesca predatório no reservatório ou identificar irregularidades nesse período de reprodução dos peixes. Os números são: 61 99219-4473 ou 61 39063122.