Colaboradores da Corumbá Concessões recebem capacitação do Projeto de Educação Ambiental do Trabalhador

Em dois dias de muito aprendizado houve instrução sobre Pesca Predatória, Licenciamento Ambiental e Benefícios para a Saúde Ocupacional  

O Projeto de Educação Ambiental do Trabalhador (PEAT) promoveu uma capacitação para todos os servidores da Corumbá Concessões. Foram dois dias de muito aprendizado, o primeiro direcionado aos fiscais de bacia da Usina Hidrelétrica, em Luziânia-GO e o segundo aberto a todos os colaboradores, tanto da matriz, quanto da filial.[1] 

No primeiro encontro, para os fiscais de bacia hidrográfica que atuam no Lago Corumbá IV, houve ensinamentos sobre pesca predatória. Eles receberam a presença do Batalhão Ambiental de Abadia de Goiás-GO e palestras durante o dia todo.. Uma das instrutoras foi a Sargento Vanessa Santos, que afirmou que esse tipo de capacitação é primordial. Segundo ela, além de promover uma parceria entre poder público e privado, auxilia em gargalos difíceis de serem resolvidos. “O efetivo da Polícia Ambiental não tem como dar conta de toda a demanda ambiental da região. Com esse apoio e treinamento dos fiscais, nós conseguimos desenvolver melhor a atividade fim, que é proteger o meio ambiente.”

Legislação e Saúde

No segundo dia de capacitação, o Projeto de Educação Ambiental do Trabalhador reuniu todos os colaboradores para um curso sobre Licenciamento Ambiental e Benefícios para a Saúde Ocupacional, com a palestrante Beatriz Rodrigues Barcelos. Durante a manhã foram repassadas informações sobre a necessidade do Licenciamento, etapas administrativas para a obtenção de documentos e ainda detalhes para a manutenção da Licença Operacional. Ela também explicou sobre os Programas Ambientais e falou sobre as competências da regularização e fiscalização ambiental.

Já no período da tarde, os funcionários participaram de uma dinâmica em grupo e de uma explanação sobre a importância da Saúde Laboral. Foram repassados detalhes de ações preventivas e corretivas, como os riscos ergonômicos e má utilização das ferramentas de trabalho. Ao final do dia houve ainda uma aula de primeiros socorros e atividades práticas, com ações para desengasgar alguém em uma situação de emergência e técnicas de reanimação.

            Para o Analista Ambiental da Corumbá Concessões e coordenador do programa, Willem Barbosa, as instruções oferecidas nos eventos no PEAT são fundamentais para unir os colaboradores, reciclar e levar ensinamentos sobre o dia a dia do trabalho. “Buscamos sempre o aperfeiçoamento e aprendizagem de todos os funcionários, tanto na Usina Hidrelétrica quanto nas áreas administrativas. Essa capacitação contínua faz a diferença para a equipe.”, afirmou.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn