Ao longo de todo o mês de junho, foram realizadas atividades nos municípios goianos que cercam o Lago Corumbá IV. Sensibilizações ambientais, plantio de mudas e até passeios ciclísticos estiveram entre as ações, sempre com foco na preservação do meio ambiente
—
O mês de junho foi marcado por diversas atividades, realizadas pela Corumbá Concessões em parceria com prefeituras e secretarias de meio ambiente dos municípios que cercam o reservatório de Corumbá IV. No dia 5 de junho é celebrado mundialmente o Dia do Meio Ambiente, porém este ano as comemorações se estenderam durante todo o mês.
Já no início de junho foi realizada uma ação na escola Darcy Ribeiro, em Luziânia-GO. Estudantes do 5º ano fizeram o plantio de 80 mudas nativas do cerrado, na parte interna e externa do colégio. As mudas foram produzidas na Unidade de Compostagem Aguapés (UCA), em Santo Antônio doDescoberto-GO, e doadas para a ação ambiental. No total, 40 espécies foram disponibilizadas. Eles receberam uma palestra sobre o bioma cerrado, descarte correto de lixo e cuidados com o meio ambiente. Houve café da manhã e, ao final da ação, 10 pen drives foram sorteados entre os participantes.
Nos municípios de Abadiânia e Alexânia, foram realizadas Paradas Ecológicas, para quem acessava o Lago Corumbá IV. Foram distribuídos mais de 400 kits ecológicos, com material educativo, sacos de lixo e mudas do Cerrado, em parceria com as secretarias de meio ambiente das duas cidades. O Secretário de Meio Ambiente de Alexânia, Varlan Elias, afirma que esse tipo de parceria fortalece bastante as ações de preservação. “Em Alexânia criamos o Junho Verde, com ações de conscientização e preservação ambiental ao longo de todo o mês. Com o apoio da Corumbá Concessões, tivemos ainda mais alcance e levamos informações para mais pessoas. Com certeza essas sensibilizações geram impacto positivo e poderemos, no futuro, desfrutar de um meio ambiente mais preservado.”
Outra grande ação de sensibilização também ocorreu na 94ª Feira do Troca, em Olhos D’água de Goiás. O evento tradicional do vilarejo, que havia ficado suspenso por dois anos durante as restrições da pandemia, foi retomado no mês de junho. Durante a festa, as equipes da Corumbá Concessões realizaram a entrega de kits ambientais e repassaram informações sobre cuidados com o meio ambiente. Aproximadamente cinco mil pessoas estiveram presentes na feira durante as ações de conscientização. A Secretaria de Meio Ambiente de Alexânia-GO também realizou a doação de 200 mudas nativas do cerrado e outras 200 ornamentais para quem participava do evento.
Pedal Ambiental
As duas primeiras semanas do mês de junho também foram marcadas por dois eventos ciclísticos, em Alexânia e Corumbá de Goiás. Em Alexânia, ciclistas se concentraram na sede da Secretaria de Meio Ambiente para a atividade, passaram pelo Morro da Toca e finalizaram o percurso de quase dez quilômetros na Escola Municipal Lothar Schiller, localizada na área rural do município. Houve ainda plantio de mudas nativas do cerrado na Área de Proteção Ambiental do Ribeirão Cachoeirinha.
Já em Corumbá de Goiás, os ciclistas se reuniram para o Pedal Ambiental do Chico Doido. Eles partiram do Marco Zero do Caminho de Cora Coralina e fizeram trilha até a Pedreira Desativada, num percurso de aproximadamente vinte quilômetros. Durante o trajeto os ciclistas pararam para o café da manhã e para o plantio de 200 mudas nativas do cerrado. O analista ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, que esteve presente nos eventos do mês do ambiente, acredita que essas ações são fundamentais para a conscientização da população. “Eventos assim, nos municípios da área de abrangência do lago, reforçam a importância de preservação do meio ambiente. Se cada um fizer sua parte, teremos um futuro muito melhor para todos.”