Corumbá Concessões faz conscientização ambiental durante o feriado de Carnaval no Lago de Corumbá IV

Na Abordagem Via Lago realizada no reservatório cerca de 500 pessoas foram abordadas. Houve distribuição de kits ecológicos aos frequentadores e os agentes ambientais repassaram informações sobre cuidados com o meio ambiente, uso correto da APP, cuidados com fogo e descarte correto de resíduos sólidos

Durante o feriado de Carnaval as equipes da Corumbá Concessões estiveram em campo para a realização de mais uma Abordagem Via Lago. A ação foi programada para o período devido ao aumento de frequentadores no reservatório. Com o grande número de pessoas, há também uma maior incidência de descuidos e casos de desrespeito com o meio ambiente.

As equipes saíram de barco da barragem da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, em Luziânia, e percorreram as margens onde havia acampamentos e aglomeração de pessoas. Foram entregues kits ecológicos, repassadas dicas sobre o uso controlado de fogo e detalhes sobre como utilizar corretamente a Área de Preservação Permanente (APP). Além da conversa com cada grupo encontrado, também foram entregues sacos de lixo, folder sobre fauna e flora locais, materiais educativos com orientações sobre turismo e lazer com responsabilidade, além de máscaras descartáveis e uma cartilha com informações sobre o combate a Covid-19.

Militares da Marinha do Brasil, que também faziam operação de Carnaval no reservatório, contribuíram para uma maior sensibilização dos frequentadores. Eles fiscalizavam documentação de embarcações e condutores, e o uso correto de itens de segurança para quem utilizava as águas do Corumbá IV. Durante a operação Carnaval os militares fizeram 118 abordagens, resultando em 36 notificações e 27 apreensões. De acordo com o Capitão-Tenente Cirne da Marinha do Brasil, encarregado da Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário da Capitania Fluvial de Brasília, no último ano foi notado um aumento significativo do número de embarcações no Lago Corumbá IV e, consequentemente, a fiscalização foi intensificada. “Iniciamos um trabalho educativo e de conscientização no Lago Corumbá IV no ano de 2021. Para este ano, notamos que muitos dos que frequentam já se adequaram as normas, mas ainda com algumas embarcações e condutores cometendo infrações. Essa melhora é resultante do trabalho de conscientização que foi feito ao longo de todo o ano passado”, completou o Capitão. Os laços com as equipes da Marinha e Corumbá Concessões foram estreitados e futuras ações conjuntas devem ser firmadas.

Ação Contínua

Somada com a Abordagem Via Lago do fim de janeiro, aproximadamente 700 pessoas foram abordadas nas margens do reservatório em 2022. As ações ocorreram nos municípios de Abadiânia, Alexânia, Luziânia e Silvânia. As Abordagens Via Lago pertencem ao Programa de Educação Ambiental (PEA) da Corumbá Concessões, e tem o objetivo de sensibilizar os frequentadores do reservatório de Corumbá IV sobre os cuidados com o meio ambiente e levar informações sobre o uso correto do espaço.

A cozinheira Flávia Duarte esteve no lago durante o fim de semana e gostou muito da abordagem dos agentes ambientais. “Nós já temos esse cuidado de juntar lixo e preservar o espaço utilizado. Mas este trabalho de conscientização feito com as pessoas ajuda bastante, principalmente aos desavisados que não querem fazer a parte deles.”

De acordo com o Analista Ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, a Abordagem Via Lago é pensada para ocorrer em diversos momentos do ano, para atingir o maior e mais diversificado público possível. “Conseguimos sensibilizar moradores e pessoas que frequentemente estão na região, e também turistas, que utilizavam o espaço pela primeira vez. Com isso, cada vez mais frequentadores terão informações sobre uma melhor utilização do nosso reservatório.”

As Abordagens via Lago, bem como outras ações de conscientização do Programa de Educação Ambiental da Corumbá Concessões, ocorrem durante todo o ano nos municípios goianos de Alexânia, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn