Corumbá Concessões participa de atividades de prevenção de incêndios na Flona de Silvânia-GO

A equipe de meio ambiente esteve presente na ação de queima prescrita realizada na floresta no fim do mês de maio, antes do período mais seco do ano. Também foi formalizada a doação da sinalização educativa, placas e cartilhas para o local

A equipe de meio ambiente da Corumbá Concessões participou de uma ação de prevenção de incêndios na Floresta Nacional de Silvânia, em Goiás, no fim do mês de maio. O objetivo principal da atividade foi levar informação e preparação de forma antecipada, antes da temporada de incêndios, que ocorrem no cerrado nos períodos mais secos do ano, entre os meses de junho e outubro. Também estiveram presentes Brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação a Biodiversidade), integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do estado de Goiás e Brigadistas voluntários de Pirenópolis-GO. 

Houve também explicações sobre a importância do manejo integrado do fogo, estratégia que a Flona de Silvânia começou a adotar e que inclui as queimas prescritas. Durante a ação, também foi explicado aos participantes sobre contenção física de animais para transporte, noções de primeiro atendimento para animais feridos e identificação de serpentes, animais habitualmente encontrados durante atividades com fogo. Os convidados – entre eles os analistas de meio ambiente da Corumbá Concessões, João Victor Guedes, Luana Santos e Willem Barbosa – aprenderam sobre a importância do uso de equipamentos de proteção individual e como são realizadas as queimas prescritas.

A atividade prática de queima prescrita foi liderada por instrutores do Parque Nacional de Brasília com décadas de experiência no combate a incêndios. A programação do evento contou ainda com uma apresentação do veículo auto bomba florestal para combate a incêndios, recurso utilizado desde 2021 pelo ICMBio

Este é o segundo ano que a Floresta Nacional de Silvânia executa ações de prevenção ao fogo. A unidade possui aproximadamente 450 hectares. De acordo com representantes do ICMBio, a técnica de queima prescrita é segura e já foi amplamente testada em outras Unidades de Conservação, contribuindo com a redução de matéria orgânica e, consequentemente, com a proteção dessas áreas. Segundo o órgão, o fogo no cerrado, quando utilizado de forma segura e na época certa, pode ser um aliado da natureza. Todas as queimadas prescritas são legais e planejadas.

Sinalização Educativa

            A Corumbá Concessões também formalizou a doação de placas para a Floresta Nacional de Silvânia. São sinalizações de locais de acesso, informações e dicas educativas sobre o espaço e também formatos de utilização para ciclistas e pedestres. Também foram doadas placas com mapas e informações históricas da Flona.

O objetivo é auxiliar os frequentadores a se localizarem e contribuir para uma melhor utilização do espaço. De acordo com o analista de meio ambiente, Willem Barbosa, a doação é também uma forma de estreitar laços e potencializar os cuidados com a natureza. “Ações simples, como uma melhor sinalização da Floresta Nacional de Silvânia podem resultar diretamente na preservação do nosso meio ambiente, além de auxiliar visitantes e estreitar a parceria entre a administração da Flona e a Corumbá Concessões.”

Facebook
Pinterest
Twitter
LinkedIn