Escolas de Silvânia e Corumbá de Goiás já receberam o material pedagógico do projeto, que será entregue até o final de abril, às outras cinco escolas participantes
Cuidar do planeta, das plantas, dos animais e das águas são os assuntos a serem trabalhados no projeto Agenda 21 Escolar deste ano por estudantes e professores de sete escolas goianas do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV. A Corumbá Concessões, gestora do empreendimento, apoia a construção da Adenda 21 nas escolas, há mais de dez anos.
A companhia iniciou o projeto neste mês de abril, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), com o objetivo de proporcionar à comunidade escolar a possibilidade de adquirir novos conhecimentos e valores sobre a temática ambiental.
Professores e diretoria das escolas municipais Manoel Caetano do Nascimento, de Silvânia, e Benedito Fontes Leal, de Corumbá de Goiás, já participaram, nos dias 6 e 8 de abril de reunião online com os organizadores do projeto. Na palestra, foi apresentada a programação e o cronograma das atividades de trabalho para 2021.
No dia seguinte a cada palestra, os agentes ambientais do projeto entregaram nas duas escolas o material de trabalho para os professores e alunos contendo: Cartilhas Cerrado, Agenda 21 e a História do lixo; kits de brindes para docentes e crianças (caneta, estojo, ecobag e caneca) e um exemplar do Informativo UHE Corumbá IV.
Como no ano passado, a Agenda 21 vai ser trabalhada de forma remota, devido à pandemia do coronavírus. A novidade este ano será a opção de os alunos produzirem não só desenhos e redações, mas também vídeos. Como incentivo, os três melhores trabalhos vão concorrer a prêmios.
O material pedagógico, de conteúdo rico atrativo e com momentos de descontração, leva às crianças conhecimentos sobre o Cerrado, fauna e flora; explica sobre a importância das áreas de preservação permanente (APPs); e orienta sobre o tratamento dos resíduos. Ainda como parte do material para ser trabalhado de casa, com a ajuda dos pais, estão links de quatro vídeos com histórias no formato teatro de fantoches sobre os temas Cuidando do Planeta, das plantas, dos animais e da água.
Outra proposta da Corumbá Concessões com o projeto é trabalhar o interesse ativo e as atitudes necessárias para a proteção e melhoria do meio ambiente na escola e na comunidade.
Resultados gratificantes
A escola Benedito Leal, de Corumbá de Goiás, participa pela terceira vez da Agenda 21 Escolar. Na avaliação da diretora Elaine Kátia de Melo, o projeto tem apresentado resultados gratificantes a cada ano, em termos de conscientização ambiental. “Principalmente os menorzinhos, de 4 e 5 anos, são sedentos de conhecimento e, como uma esponja, absorvem com facilidade todo o aprendizado oferecido pelo projeto”, disse.
Segundo a coordenadora da escola Manoel Caetano do Nascimento, de Silvânia, Daniela Gonçalves Nordoni, “a reunião de apresentação da Agenda 21 foi muito estimulante. Os professores estão engajados e todos nós gostamos muito da ideia do vídeo, que vai ser um atrativo maior para os alunos”. A escola é parceira da Agenda 21 há quatro anos e os professores já estão programando a produção de um vídeo como projeto da instituição.
Até o final de abril serão realizadas reuniões online com professores e a entrega de material pedagógico nas escolas: Maria Esther Fontes Coelho (Abadiânia); Geminiano F. de Queiroz (Alexânia); Prudente de Morais (Santo Antônio do Descoberto); Darcy Ribeiro (Luziânia); e Kennedy Profª Maria Clarisse Meireles (Luziânia).
Ana Lúcia dos Guaranys
Assessoria de Comunicação da Corumbá Concessões
09/04/2021
(61) 98228-5219 / comunicacao@corumba4.com.br