A data foi criada como forma de alerta à população sobre os cuidados com a nossa maior fonte de vida. Em Alexânia-GO, houve sensibilização ambiental para quem acessava o Lago Corumbá IV.
—
O Dia Mundial da Água é uma data muito conhecida no calendário de quem preza pelos cuidados com o meio ambiente. A comemoração foi instituída em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU). Trata-se de um símbolo anual para ações práticas de cuidados com os recursos hídricos. A comemoração é ainda um alerta sobre a necessidade de preservação do nosso bem natural mais precioso.
Em alguns momentos nos deparamos com ações que podem causar poluição e tornar o uso da água impróprio. Entre as mais comuns estão as oriundas de fontes poluentes pontuais – como efluentes tratados em Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) – e de fontes difusas, como o esgoto doméstico e atividades agropecuárias com pouca cautela. O uso de defensivos agrícolas e o manejo de alguns produtos químicos no solo e em animais também podem causar a contaminação da água.
É válido ressaltar que o cuidado com os recursos hídricos é uma responsabilidade compartilhada, entre poder público, privado e toda a população. A Corumbá Concessões incentiva boas práticas de conservação da água e está em constante ação para combater possíveis fontes contaminantes. Esse cuidado é uma premissa básica da gestora da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV.
Entre as diretrizes da empresa estão ações rotineiras para a preservação dos recursos hídricos e ações para melhorar o uso da água. Entre as ações podemos destacar Projetos de Recuperação de Nascentes, o Projeto Água Viva, a execução do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água e de Elevação do Lençol Freático em todo o reservatório, além da participação no Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Corumbá, Veríssimo e São Marcos.
Alexânia
No fim do mês de março foi realizada uma ação conjunta de sensibilização ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água, em Alexânia-GO. A iniciativa, que ocorreu no acesso ao Lago Corumbá IV na região da Serra do Ouro, mobilizou representantes da Prefeitura, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Corumbá Concessões, para levar informações à população. Uma blitz foi montada para abordar quem acessava a região do reservatório. Quem passou pelo local pôde receber mudas de plantas nativas do cerrado e um kit ambiental – com cartilhas sobre cuidados com a fauna e flora locais, e uma sacola ecológica para o descarte correto de resíduos.
De acordo com o prefeito de Alexânia, Alysson Silva Lima, que esteve presente na ação, atividades em dias marcantes como o Dia Mundial da Água são fundamentais para levar informações que tenham valor para a sociedade e para a natureza. “É importante conscientizar a população sobre preservação, principalmente da água e do nosso lago, tendo em vista sua importância e riqueza incalculável, para o município de Alexânia, para todo o estado de Goiás e também para o Distrito Federal.”