Escolas participantes da Agenda 21 Escolar iniciam segunda etapa do projeto

A segunda etapa da Agenda 21 Escolar começou neste mês de setembro em escolas dos municípios de abrangência do reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV, depois que 111 professores de sete instituições de ensino participaram, em agosto, de reuniões por videoconferência com a equipe executora do projeto. A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Corumbá Concessões.

O objetivo do projeto é elaborar um diagnóstico das principais questões ambientais e de cidadania que serão trabalhadas pela comunidade escolar. Nesta segunda fase, professores começam a enviar por e-mail aos alunos todo o material da Agenda 21 para ser trabalhado na forma de desenhos, redações e projetos das escolas sobre o tema: “Covid-19 – Por que devemos cuidar do meio ambiente para evitar novas doenças?”. Já as crianças com dificuldade ou falta de acesso à internet, recebem o material impresso.

Segundo a gestora ambiental e coordenadora do projeto pela Corumbá Concessões, Juliana Marques Lago, foi proposto aos professores trabalhar com os alunos a rotina em casa com a família durante a pandemia, exemplificando se alguém foi contaminado pela Covid-19 e como foi o processo, entre outras ideias.

Como parte do material, o PEA disponibilizou um link contendo propostas pedagógicas desenvolvidas por William Reis, músico e contador de histórias, que ministrou as oficinas do projeto nos anos anteriores. Em atividades de contação de histórias, com músicas e recursos visuais criativos, dobraduras etc., ele abordou conteúdos sobre o Cerrado, separação de lixo, reciclagem e fabricação de livros infantis. Alguns exemplos de contos: A sábia rainha; A construção da cigarra; O livro de uma folha só; O problema de um é o problema de todos; e O monstro invisível.

A proposta da Agenda 21 Escolar já está no cronograma das escolas e a Corumbá Concessões acompanha e apoia as atividades das instituições das cidades de abrangência do reservatório de Corumbá IV, há 14 anos. A partir de debates, levantamento de sugestões e propostas de ações na escola e no seu entorno, o projeto é construído de forma contínua e pode abrigar outras ações de cunho ambiental, econômico, social e de cidadania que estejam em andamento.

Reinventando a aprendizagem

Como em todo o mundo nesta época de pandemia a palavra de ordem é reinventar, na educação não é diferente. Gilvana Farias da Silva, diretora da escola municipal Geminiano Ferreira de Queiroz, de Olhos D´Água, distrito de Alexânia, disse que o corpo de docentes está buscando a melhor tecnologia para garantir que os 120 alunos continuem engajados no processo de conhecimento. “Achei o máximo a reunião com a equipe da Agenda 21 e o tema do projeto é bem pertinente. Houve uma convergência de ideias e quando recebemos a proposta para tratar sobre as atividades do projeto já pensávamos em fazer o encontro por videoconferência, pois estamos trabalhando com os alunos pela plataforma Moodle”, disse a diretora. Pela escola, com 120 alunos, participaram sete professores e 13 profissionais de outros setores.

Para Gilvana, a Geminiano é uma escola privilegiada, pois três crianças são da área rural e somente duas não têm internet em casa, cujos pais recebem as tarefas impressas para fazer o acompanhamento com os filhos. Os professores já passaram o conteúdo pedagógico da Agenda 21 para as crianças e irão se reunir para escolher o tema do projeto da instituição. 

A escola Benedito Fontes Leal, de Corumbá de Goiás, está em fase de avaliação (provas) dos alunos para obtenção das notas do segundo e terceiro bimestres deste ano. Segundo a coordenadora pedagógica, Elaine Katia de Melo, na última semana deste mês os professores vão realizar um intensivão online com os 250 alunos para trabalhar a proposta pedagógica da Agenda 21 Escolar.

Os desenhos e redações das sete escolas participantes serão digitalizados e recebidos pela coordenação do projeto até o dia 15 de outubro, quando passarão por uma equipe julgadora. Os melhores trabalhos serão premiados de forma presencial, ainda em outubro.

Agenda 21 Escolar – É um desdobramento do evento Rio Eco 92 para implantação global que, em mais de 40 tópicos, prevê as possibilidades de desenvolvimento sustentável para o planeta, com o objetivo de gerar progresso sem prejuízos às condições ambientais e à qualidade de vida humana e animal. As agendas locais são implementadas onde existe a necessidade de crescimento e sustentabilidade

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