Ação educativa ambiental foi realizada nos municípios de Silvânia Luziânia, neste sábado, dia 1º de agosto
Turistas da região do Entorno da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV – a maioria moradores de Brasília, Goiânia e Anápolis – deixaram suas casas para aproveitar o fim de semana na beira do lago. Eles receberam equipes ambientais da Corumbá Concessões (gestora da Usina) para uma ação educativa na manhã de sábado, dia 1º de agosto.
Durante a abordagem via lago (AVL), dentro do Programa de Educação Ambiental (PEA), os agentes orientaram famílias acampadas no reservatório, em Silvânia e Luziânia, sobre os cuidados preventivos da Covid-19, no sentido de evitarem aglomerações e fazerem a assepsia das mãos e utensílios com álcool em gel; e alertaram quanto à segurança no lago, recomendando o uso de coletes salva-vidas, especialmente nas crianças. Eles lembraram ainda aos turistas sobre a importância da preservação da Área de Preservação Permanente (APP).
As equipes abordaram 436 turistas e distribuíram 200 kits de material educativo (folders, lixocar e saco para lixo), chamando a atenção para o recolhimento e descarte corretos de resíduos gerados durante o lazer; e sobre o perigo de incêndio na mata, especialmente com o início do tempo seco. “Nós alertamos os visitantes para a proibição de acender fogueira na APP e para tomarem cuidado com guimbas de cigarro, que são conhecidas causas de incêndios florestais, ainda mais nesta época do ano quando os ventos são fortes e a vegetação é mais seca”, disse Marinez de Castro, analista ambiental da Corumbá Concessões.
Estacionamento na APP
O grande número de veículos estacionados na APP durante a atividade do PEA (136) preocupou os agentes. Na última AVL realizada no reservatório, no Carnaval, o número de veículos naquela área também foi alto, 152 carros, quando foram abordadas 424 pessoas. Esta prática, segundo Marinez de Castro, é proibida pela legislação ambiental porque degrada a vegetação. “Os carros devem ficar dentro das áreas particulares, nos condomínios próximos ao reservatório”, explicou.
Moradores em Anápolis, Ana Carolina Icândido, o marido Thiago Miller, e duas crianças, visitavam o reservatório no último sábado. Eles disseram que estão tomando todos os cuidados durante a pandemia. “Até mesmo aqui ao ar livre usamos álcool em gel, guardamos a distância recomendada de pessoas desconhecidas que estão acampadas aqui próximo, e recolhemos o lixo para descartar ao chegarmos em Silvânia”, comentou Tiago Miller. A família vem sempre ao reservatório porque tem casa no condomínio Buriti.
José Wilson da Costa mora em Anápolis e estava visitando o lago pela primeira vez, em Luziânia. Segundo ele, todas as pessoas das duas famílias passaram por controle de temperatura para verificar se estavam aptas para o lazer. “Estamos aqui nos confraternizando, mas tomando todos os cuidados preventivos”, disse. Observando as orientações do agente ambiental, José Wilson comentou que desconhecia a proibição de estacionar carro na APP. “É importante que essas normas sejam divulgadas para que possamos segui-las, em nome da preservação do local”, completou.
Os agentes ambientais observaram, durante a AVL, que a grande maioria das pessoas acampadas estava sem máscaras e não se preocupava em manter a distância social recomendada como prevenção da Covid-19. Cabe ressaltar que, embora os visitantes estivessem agindo como em tempos normais, a pandemia não acabou e o número de infectados continua aumentando nos estados e municípios. O PEA recomenda que mesmo em atividades ao ar livre os turistas do reservatório de Corumbá IV devem seguir as recomendações de prevenção preconizadas pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde.
Ana Lúcia dos Guaranys
Ascom CCSA
03/08/2020