Com o tema “Cuidando do Planeta Terra”, alunos de sete escolas municipais do estado de Goiás desenvolveram atividades de conscientização e preservação ambiental. As melhores iniciativas, entre redações, desenhos e ações práticas de cuidado com o nosso planeta, foram premiadas. Também foram distribuídos brindes para as crianças e kits esportivos para a prática de educação física aos colégios participantes
—
O projeto Agenda 21 finalizou os trabalhos no ano de 2021 com a premiação aos alunos das escolas participantes. Com o tema “Cuidando do Planeta Terra”, estudantes de sete escolas municipais do estado de Goiás desenvolveram atividades de conscientização e cuidados com o meio ambiente. As melhores iniciativas, entre redações, desenhos e ações práticas de cuidado com o nosso planeta, foram premiadas.
O projeto Agenda 21 faz parte do Programa de Educação Ambiental (PEA), da Corumbá Concessões. Durante o ano de 2021 ele esteve presente nas cidades goianas de Abadiânia (Escola Maria Esther Fonte Coelho), Corumbá de Goiás (Escola Benedito Fontes Leal), Luziânia (Escola Darcy Ribeiro e Escola Kennedy), Santo Antônio do Descoberto (Escola Prudente de Moraes) e Silvânia (Escola Manoel Caetano do Nascimento). As escolas fazem parte dos municípios goianos do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV. A Corumbá Concessões, gestora do empreendimento, apoia a implementação da Agenda 21 em escolas públicas há mais de dez anos.
Foram várias premiações, como brinquedos, bolas, patinete, bicicleta e um smartphone. Uma das premiadas na Agenda 21, Yasmin Cristina Paulo de Souza, de 7 anos, diz ter ficado muito contente com as ações do projeto. Ela ganhou um patinete após ter seu desenho reconhecido como um dos melhores da Escola Manoel Caetano do Nascimento, em Silvânia-GO. “Eu desenhei um lobo guará, que está em extinção e uma floresta bem cuidada pelo ser humano”, afirmou a aluna, que quer ser cientista quando crescer.
A diretora da escola de Yasmim, Gislene Barbosa, afirma que após a implementação da Agenda 21, os hábitos dos professores e funcionários também mudaram. “Nós passamos a usar mais material reciclado, desperdiçar menos água e colocar em prática tudo que é ensinado aos alunos no dia a dia da escola. Vemos que essas mudanças também são refletidas em pais e na comunidade escolar.”
A coordenadora pedagógica Mirian Siqueira, da Escola Benedito Fontes Leal, em Corumbá de Goiás, diz que o projeto é sempre muito bem-vindo no colégio, que já havia participado há alguns anos da Agenda 21. “Em menos de duas semanas reparamos uma mobilização de todos, logo após as primeiras reuniões sobre o projeto. Professores, alunos e pais, que muitas vezes são da área rural, abraçaram a iniciativa e, transformam os ensinamentos e implementaram de forma prática em suas casas”, afirmou.
No município de Santo Antônio do Descoberto, a aluna Maria Cecília Azevedo, da Escola Prudente de Moraes, também foi premiada por um desenho que mostra o descarte correto de lixo. Ela afirma que após o aprendizado na escola, está de olho em quem joga lixo em local errado. “Eu sempre falo para não jogar lixo no chão e peço para jogar na lixeira”, afirmou a estudante de nove anos.
A diretora da Escola Prudente de Moraes, Tyara Elias, ressalta que o projeto Agenda 21 tem colocado muitas famílias para repensar os cuidados com o meio ambiente. “A comunidade tem demonstrado cada vez mais interesse. Temos exemplos de pais que começaram a reciclar pneus, móveis velhos e dar uma melhor destinação para itens que iriam causar dano ao nosso planeta se descartados de forma incorreta.”
De acordo com o Analista Ambiental da Corumbá Concessões, Willem Barbosa, o projeto é desenvolvido como uma forma de levar mais cultura e educação para as crianças dos municípios atingidos pelo reservatório de Corumbá IV. “Para nós é uma satisfação muito grande, participar do desenvolvimento educacional, social e cognitivo dessas crianças. A premiação é apenas uma forma de incentivá-las a enxergarem a educação como a principal forma de mudança de vida.”
Durante as comemorações e premiações do projeto Agenda 21 também foram entregues brindes para as crianças e realizada a doação de kits com bolas e itens para a prática de educação física aos colégios participantes pela Corumbá Concessões.