Os produtores rurais iniciaram o ciclo e já passaram por diversas etapas do projeto, desde a preparação do solo até um intercâmbio de capacitação. A expectativa agora é para a colheita dos primeiros frutos
—
O Projeto Mãos Produtivas iniciou mais um ciclo, desta vez no município de Abadiânia-GO. A produção de morangos foi desenvolvida na região desde o início de 2024 e os trabalhos estão quase em fase de colheita. No início do projeto, após várias reuniões, a área socioambiental da Corumbá Concessões selecionou propriedades rurais e realizou a preparação do solo para o cultivo dos morangos. Após esse processo, foi realizada a plantação das mudas e o acompanhamento técnico (incluindo monitoramento do crescimento das plantas e análise do solo), assistência técnica aos agricultores, instalação de sistemas de irrigação (para um melhor controle da umidade do solo) e até uma visita de intercâmbio de experiências a um produtor experiente.
Esse intercâmbio ocorreu na região de Brazlândia, onde os participantes do projeto foram recebidos pelo produtor rural Valfredo Oliveira. Ele está no Distrito Federal há 26 anos e, há mais de vinte, planta morangos. Valfredo afirma que já passou por diversas fases, mas só alcançou sucesso no cultivo após muito estudo. “O conhecimento é tudo na vida! Eu já tive vários tipos de problemas em minhas plantações e tive que aprender na prática como solucioná-los. Essa capacitação e transferência de experiência é fundamental para que os novos produtores possam ter uma boa colheita no futuro”, afirmou.
O apoio oferecido pela Corumbá Concessões também incentiva os participantes a formarem uma Cooperativa de Produtores Rurais na região. Com a criação dessa cooperativa, os pequenos agricultores poderão ter condições mais favoráveis para a comercialização de produtos, além de uma estrutura organizacional legalmente constituída. A expectativa é que os responsáveis pelas plantações possam aplicar os conhecimentos adquiridos nas capacitações e dar continuidade ao projeto. A ideia é que ao fim do ciclo eles possam ter uma nova forma de adquirir renda, o que contribuirá para o aumento total da renda familiar.
Mãos Produtivas
O projeto Mãos Produtivas atua nos sete municípios próximos ao Lago Corumbá IV, oferecendo capacitação, assistência técnica, jurídica e contábil para agricultores familiares. O projeto apoia todo o ciclo produtivo agroecológico e também cria novas oportunidades comerciais. Além disso, o projeto oferece assistência técnica e estabelece contatos diretos para garantir a venda e gerar incremento na renda familiar.
O ciclo do Mãos Produtivas se iniciou com os morangos em Abadiânia, mas já foi concluído e beneficiou diversos municípios ao redor do Lago Corumbá IV. O último caso de sucesso ocorreu no município de Silvânia-GO, com a implementação da Piscicultura. Como exemplo, também podemos falar sobre o fomento à produção de hortaliças em Novo Gama-GO. Os agricultores locais se organizaram e fundaram a Coopgam, uma cooperativa que fornece uma variedade de alimentos para a região de Novo Gama e estabeleceu parcerias através de contratos com os governos estadual e federal.